Passando por águas amargas | Bp. Marcelo Toschi

Passando por águas amargas | Bp. Marcelo Toschi
Assista no Youtube
Ouça no Spotify

Estudos de Célula

Passando por águas amargas

22 Moisés fez o povo de Israel partir do mar Vermelho, e eles foram para o deserto de Sur. Caminharam três dias no deserto e não acharam água. 23 Por fim, chegaram a Mara. No entanto, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas. Por isso aquele lugar foi chamado de Mara. 24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: — O que vamos beber? 25 Então Moisés clamou ao Senhor, e o Senhor lhe mostrou um pedaço de madeira. Moisés jogou a madeira nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali o Senhor lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou, 26 e disse: — Se vocês ouvirem com atenção a voz do Senhor, seu Deus, fizerem o que é reto diante dos seus olhos, derem ouvidos aos seus mandamentos e guardarem todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre vocês, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, aquele que cura vocês. 27 Então chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras. E acamparam junto das águas. (Êxodo 15:22-27 NAA)

Deus está conduzindo Seu povo pelo deserto, rumo à terra prometida. Eles haviam acabado de atravessar o Mar Vermelho e experimentado um milagre tremendo! Porém, três dias depois, eles chegaram a Mara, uma fonte de água no meio do deserto, mas não podiam beber, pois as águas eram amargas.

Diante de tal desespero, da revolta do povo e da murmuração, Moisés clamou ao Senhor. Naquele mesmo lugar, Deus deu ao Seu povo ESTATUTOS e uma ORDENANÇA, já os preparando para os mandamentos e leis que seriam dados no Sinai. O texto termina dizendo que, depois que os Israelitas saíram de Mara, Deus os conduziu a outro lugar, chamado Elim, onde não havia apenas uma fonte de água, mas doze fontes de águas cristalinas e setenta palmeiras, e ali, eles acamparam junto às fontes de água. Depois de passar pela amargura de MARA e receber a cura de Deus, o povo do Senhor é conduzido para um lugar de descanso e refrigério.

1. Todos nós um dia chegamos em Mara.

Por fim, chegaram a Mara... (Êxodo 15:23a NAA)

Depois da saída do Egito, Deus livra definitivamente Seu povo do faraó, afogando-o junto com seus soldados no mar Vermelho. Mas, depois de tudo isso, eles chegaram a Mara. Por que Deus os conduziu até lá? Porque Deus queria ensiná-los uma lição preciosa, e quer nos ensinar também: Todos, sem exceção, mais cedo ou mais tarde experimentam as águas amargas (angústia, desgosto).

A amargura, a angústia e o desgosto podem ter fontes externas (palavras, pessoas...), ou internas (decisões erradas, sentimentos interiores...).

Quais fontes de águas amargas você tem experimentado ou já experimentou em sua caminhada?

2. Em Mara, Deus prova seu povo.

Ali o Senhor ... os provou. (Êxodo 15:25b NAA)

Você não conquistará nada sem antes ser provado e aprovado em Mara! Mara é um lugar de prova, é um lugar de decisão. O texto que lemos diz que Deus colocou Seu povo à prova. Deus queria que, diante da amargura, do desespero, da angústia e do desgosto, Seu povo tivesse uma única atitude: buscar Nele a cura, buscar Nele o milagre.

Mas, ao invés deste povo buscar, adorar e clamar a Deus, a amargura os levou a blasfemar, murmurar e desejar voltar para trás, a querer viver novamente no Egito, sob o domínio de faraó.

Pergunte:

Quais provas Deus permitiu que você atravessasse durante sua caminhada?

3. Deus quer ensinar ao seu povo que só ele tem a cura para a amargura

Então, Moisés clamou ao Senhor, e o Senhor lhe mostrou uma árvore; lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces. (Êxodo 15:25a RA)

A figueira, na Bíblia e para o povo Judeu, é um símbolo de doçura e cura. Quando o Moisés corta aquela figueira e a lança nas águas, imediatamente a amargura desaparece. As águas de Mara são saradas, e todo o povo se alegra! Em Mara, Deus estava dizendo ao Seu povo, e também a nós: Eu tenho a cura para toda a amargura, Eu tenho o remédio para toda angústia e desgosto do seu coração!

Pergunte: Quais “figueiras” Deus tem te mostrado para jogar nas águas?

4. Deus quer nos conduzir a um lugar de abundância!

Então chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras. E acamparam junto das águas. (Êxodo 15:27 NAA)

Depois de Mara, Deus levou Seu povo a Elim, um lugar com doze fontes de águas, e setenta palmeiras! Um lugar de sossego, refrigério e abundância. Deus não nos chamou para viver em Mara; Ele quer nos levar até Elim, Ele quer nos conduzir a uma vida abundante, a uma vida de verdadeiro prazer.

Você já experimentou um lugar de abundância e frutificação logo após um tempo de amargura e provação? Pode compartilhar

Você não precisa mais viver em MARA!

Você pode receber de Jesus a cura, a libertação, e a mudança que você tanto precisa.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.