Série : A Guerra Espiritual: Proteja Sua Família | Bp. Marcelo Toschi
YouTube
Spotify
A GUERRA ESPIRITUAL PROTEJA SUA FAMÍLIA (Mensagem 04)
Faça algumas das seguintes perguntas no início da lição: • Como está sendo sua semana? • Você foi a alguma celebração no Domingo? • Quais dos pontos da mensagem falou mais contigo? • Você gostaria de compartilhar alguma bênção ou algo marcante essa semana? • Você tomou alguma resolução depois da mensagem?
Conseguiu colocar em prática Vistam‑se de toda a armadura de Deus para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra sangue e carne, mas contra os poderes e as autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas e contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. (Efésios 6:11-12 NVI) A presença de Deus dentro de um lar não apenas o abençoa, mas também o protege. O mundo tenta redefinir a família, mas a Bíblia continua afirmando: ela nasceu no coração de Deus. O casamento foi criado por Deus, os filhos são herança do Senhor e a presença de Deus é o elo invisível que mantém tudo unido. Nesta última mensagem da série A Guerra Espiritual, Deus nos chama a lutar pela nossa casa, proteger o casamento, cobrir nossos filhos e a manter o altar aceso.
1.HONRE A ALIANÇA QUE VOCÊ FEZ COM SEU CÔNJUGE.
Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. (Gênesis 2:24 NVI)
Nenhum casamento é à prova de ataques, mas casais que aprendem a ter empatia, oram juntos, conversam com maturidade, perdoam e decidem permanecer, protegem o lar. O marido é chamado para ser sacerdote, provedor e protetor. A esposa, por sua vez, é chamada para ser edificadora e auxiliadora. Quando marido e mulher entendem suas funções, o lar prospera espiritualmente. Depois de nossa salvação, há mais duas alianças em nossas vidas: Com o cônjuge: aliança matrimonial e com nossos filhos: aliança geracional.
Pergunte: Você entende o seu verdadeiro lugar no matrimônio e isso tem abençoado sua casa? Tem alguma situação que queira compartilhar?
2. PROTEJA SEUS FILHOS.
Instrua a criança no caminho em que deve andar, e, mesmo com o passar dos anos, não se desviará dele. (Provérbios 22:6 NVI)
Ame ao Senhor, o seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam no seu coração. Ensine-as com persistência aos seus filhos. Fale sobre elas quando estiver sentado em casa e quando andar pelo caminho; quando se deitar e quando se levantar. (Deuteronômio 6:5-7 NVI) Proteger os filhos não é isolá-los do mundo, mas ensiná-los a discernir entre o bem e o mal. Quando falamos de portas de contaminação espiritual, é importante lembrar que os filhos não são apenas corpo e mente, mas também espírito. A primeira porta a proteger é a mente. (Romanos 12:2). A segunda da porta é a emoção. A cura da alma dos filhos começa com pais que sabem ouvir, acolher e declarar vida sobre eles (Provérbios 18:21). A terceira porta é à vontade (Hebreus 12:11 e Provérbios 29:15). Quando você ensina seu filho a buscar o Espírito Santo por si mesmo, está preparando-o para vencer batalhas que você não poderá lutar por eles.
Pergunte: Você tem cuidado e equipado seus filhos? Gostaria de comentar quais ferramentas têm usado?
3. CONSTRUA UM LEGADO.
Ele estabeleceu um testemunho para Jacó e em Israel estabeleceu a lei; ordenou aos nossos antepassados que os ensinassem aos seus filhos, para que a geração seguinte os conhecesse, e também os filhos que haveriam de nascer, e eles, por sua vez, contassem aos seus próprios filhos. Assim, eles poriam a confiança em Deus; não se esqueceriam dos seus feitos e obedeceriam aos seus mandamentos. (Salmos 78:5-7 NVI)
O que você constrói espiritualmente hoje vai ecoar nas próximas gerações. Deus é um Deus de gerações.
Não se prostre diante deles nem lhes preste culto, porque eu, o Senhor, o seu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelo pecado dos pais até a terceira e a quarta geração daqueles que me odeiam, mas trato com amor leal até mil gerações os que me amam e obedecem aos meus mandamentos. (Êxodo 20:5-6 NVI)
Deus não está dizendo que culpa os filhos pelos pecados dos pais, mas que as consequências espirituais e comportamentais desses pecados têm efeitos contínuos, e isso é o que chamamos de iniquidade geracional. Aquilo que não é tratado em uma geração tende a se manifestar na seguinte. Porém, em Cristo, toda maldição é desfeita e uma nova linhagem é inaugurada. Deixe um legado de fé visível. Que seus filhos vejam você adorando, servindo, perdoando, obedecendo e confiando em Deus mesmo nos desertos. Eles aprenderão mais com seu exemplo do que com suas palavras.
Pergunte: Qual tipo de legado você tem deixado para as próximas gerações?
CONCLUSÃO: Há batalhas que são vencidas de joelhos. Que a sua casa seja lembrada diante de Deus como uma família que permaneceu fiel a Sua aliança. As gerações futuras dependerão da fidelidade dessa geração.
Deixe um comentário