O Passo do Quebrantamento #4

O Passo do Quebrantamento #4
Assista no Youtube
Ouça o Podcast

Estudos de Célula

Série de Mensagens O Caminho para a Expansão – Mensagem 04)

“Alargue o espaço de sua tenda e aumente o toldo de sua habitação; não o impeça; alongue as cordas e firme bem as estacas. Porque você se expandirá para a direita e para a esquerda; a sua posteridade possuirá as nações e fará com que se povoem as cidades arrasadas.” (Isaías 54:2-3)

DAVI – O PASSO DO QUEBRANTAMENTO

“Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” (Salmos 51:17 NVI)

Davi foi um homem segundo o coração de Deus, mas ele não foi perfeito e cometeu muitos erros. Vamos ver o que a história de Davi nos ensina.

Para trilhar o caminho rumo à expansão:

1. NÃO EXISTE LUGAR SEGURO FORA DA VONTADE DE DEUS.

1 Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém. 2 Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho (2 Samuel 11:1,2 NVI)

Depois de tantas lutas talvez Davi se achou no direito de ter um momento de descanso. Ele fez escolhas erradas. Ele se deitou com a mulher de outro homem e fez com que ele morresse. Um homem/mulher de Deus não cai (da noite para o dia), ele vai caindo. Um adultério começa com pequenos impulsos, um vício começa com pequenas quantidades, um ladrão muitas vezes começa pegando pequenas coisas.

a) Davi estava no lugar que não era a vontade de Deus. (2 Sm 11:1)

b) Davi cedeu à preguiça e à ociosidade. (2 Sm 11:2a)

c) Davi deixou seus impulsos e desejos governarem suas atitudes. (2 Sm 11:2b, 4a)

d) Davi tentou esconder o seu pecado. (2 Sm 11:6; 12-13)

e) Davi tentou resolver o problema do pecado com outro pecado. (2 Sm 11:14-15)

f) Davi pensou que poderia seguir a vida sem que ninguém desconfiasse. (2 Sm 11:26-27)

Davi pensava que estava escondendo seu pecado, e que poderia continuar, agora casando com Bate-Seba e “arrumando” a situação. Mas ele esqueceu que os olhos do Senhor estão em todo o lugar, e o que ele fez, desagradou ao Senhor!

2. O CAMINHO DA RESTAURAÇÃO É O QUEBRANTAMENTO.

7― Você é esse homem! — Natã disse a Davi. — Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: “Eu o ungi rei de Israel e o livrei das mãos de Saul. 8 Dei a você a casa e as mulheres do seu senhor. Dei a você o povo de Israel e Judá. Se tudo isso não fosse suficiente, eu lhe teria dado mais ainda. 9 Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que é mau aos olhos dele? Você matou Urias, o hitita, com a espada e tomou a mulher dele para ser a sua esposa. Você o matou com a espada dos amonitas...” 12 ... Então, Davi disse a Natã: ― Pequei contra o Senhor! Natã respondeu: ― O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. (2 Samuel 12:7-9,12-13 NVI)

Davi, como rei, poderia ter mandado matar o profeta ou expulsá-lo do país, mas ele tomou a direção contrária, escolheu se quebrantar, se arrepender e se humilhar. O quebrantamento não é o caminho mais fácil, mas é o único caminho para restauração. Davi encontrou o caminho do quebrantamento por alguns motivos:

a) Davi deixou uma porta aberta para que alguém pudesse confrontar-lhe. (2Sm12:1)

b) Quando confrontado, Davi não procurou justificar seu erro. (Sl 51:3)

c) Davi não se preocupou com a opinião das pessoas. (2 Sm 12:16-17)

d) Davi não procurou um substituto para o quebrantamento. (Sl 51:4, 16-17)

16 Não tens prazer em sacrifícios, senão eu os traria, nem te agradas com holocaustos. 17 Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. (Salmos 51:16-17 NVI)

Tenha sempre perto de você homens de Deus que possam falar a verdade, mesmo que

isso possa doer. Deus não quer sua justificativa. Ele está mais interessado em seu arrependimento do que em seus argumentos.

3 Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. 4 Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor secou como no calor do verão. 5 Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Eu disse: “Confessarei ao Senhor as minhas transgressões”; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado. (Salmos 32:3-5 NAA)

Davi sabia que sem arrependimento, confissão e abandono não haveria perdão, restituição e restauração. Davi se quebrantou, se arrependeu, foi perdoado, mudou e nunca mais

cometeu esse pecado. Essa é a atitude e coração que Deus espera de cada um de nós.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


Mensagens Ver todo

O Poder da Intimidade
O Poder da Intimidade
As sete colunas da Sabedoria
As sete colunas da Sabedoria
O Caminho para a Expansão #7
O Caminho para a Expansão #7