É hora de se posicionar! | Bp. Marcelo Toschi
Texto base:
Hebreus 11:23-27
LIÇÃO DE CÉLULA - PÁGINA 1
Moisés foi o maior líder do Antigo Testamento. Ele liderou os hebreus na saída do Egito, foi o homem a quem Deus entregou os Dez Mandamentos, foi um tremendo líder e escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia.
Algo que podemos aprender com a vida de Moisés é o fato de que ele resolveu quatro questões fundamentais que determinaram a direção, o significado e a satisfação de sua existência. O posicionamento de Moisés permitiu que ele fosse usado e abençoado por Deus! Você também precisa parar e refletir sobre as questões fundamentais da sua vida:
1. Defina sua identidade
“Pela fé, Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó.” (Hebreus 11:24 NVI)
“Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia. (Salmo 139:15-16 NTLH)
Moisés nasceu como filho de escravos hebreus, mas foi encontrado pela filha do faraó após ser colocado no Nilo e criado na corte do faraó. Mesmo diante desta realidade, ele se recusou a viver como alguém que não era e tomou a decisão de não viver uma mentira.
Deus te criou para ser você, e não outra pessoa! Tentar ser alguém que você não é pode se tornar um dos maiores problemas do estresse em sua vida.
Pergunte:
Você está sendo quem Deus te chamou pra ser?
2. Assuma sua responsabilidade.
“...porque preferiu ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar o prazer transitório do pecado” (Hebreus 11:25)
Após definirmos nossa identidade, é preciso aceitar a responsabilidade por nossas decisões. A rejeição de algo negativo deve ser seguida pela aceitação de algo positivo: o bom plano de Deus para nossas vidas. É preciso parar de colocar a culpa em outras pessoas pelos seus problemas e assumir a responsabilidade por suas ações. Essa é uma das marcas da maturidade. O fato é que passaremos por várias circunstâncias que não podemos controlar, mas podemos escolher como reagiremos diante disto. Essa é uma escolha diária: nos posicionaremos como vítimas ou pediremos ajuda para superar os problemas? Alguém só poderá arruinar sua vida se você permitir. Deus te dará o auxílio necessário para isso e ninguém está te impedindo de ter um relacionamento pessoal com Ele, no qual você vê milagres em sua vida; você está tão próximo quanto deseja estar de Deus.
O quão próximo de Deus você está? Ou está se baseando no compromisso espiritual de outra pessoa?
3. Defina e determine suas prioridades.
“...porque preferiu ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar o prazer transitório do pecado” (Hebreus 11:25)
Pergunte:
Por causa de Cristo, considerou a desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, pois contemplava a recompensa (Hebreus 11:26 NVI)
Mais do que isso, considero tudo perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus o meu Senhor, por quem perdi todas as coisas (Filipenses 3:8 NVI)
Moisés sabia distinguir o que era importante do que não era. Muitas vezes, queremos ser usados por Deus, mas esquecemos que, ao dizer “sim” para o que Deus deseja fazer em nossas vidas, teremos que
dizer “não” a muitas outras coisas. Moisés definiu como prioridades alguns valores fundamentais: os planos de Deus, a fidelidade a Deus e paz de Deus, rejeitando valores que o mundo nos dá, como prestígio, prazeres e possessões. Os olhos de Moisés permaneceram firmes no Senhor e na recompensa eterna. Essa era a sua verdadeira motivação. |
|
Pergunte: |
O que é realmente importante na sua vida? |
4. Escolha quem será sua autoridade.
Pela fé, saiu do Egito, por não temer a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível. (Hebreus 11:27 NVI)
Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. (Mateus 6:24a NVI)
Escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses a que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Eu, porém, e a minha família serviremos ao Senhor.” (Josué 24:15 NVI)
Moisés, mesmo vivendo no Egito, onde o faraó era considerado senhor de tudo e de todos, manteve-se firme em servir a um só Senhor, a autoridade maior, escolhendo viver a vida para a audiência de uma só pessoa: Deus. Moisés perseverou com fé porque via aquele que é invisível.
Pergunte:
Quem realmente está no controle da sua vida?
Conclusão:
Deus está esperando por você, e não o contrário. Não permaneça em cima do muro! Ele está esperando você resolver estes problemas básicos (identidade, responsabilidade, prioridade e autoridade). Seu posicionamento diante delas mudará o rumo da sua história.
Deixe um comentário