Discipulado #2 - Quem é Deus?| Pr. Diego Barbosa

Discipulado #2 - Quem é Deus?| Pr. Diego Barbosa
Assista no Youtube
 Ouça o Podcast



Estudos do discipulado 

Quem é Deus?

Texto para memorização:

DISCIPULADO - PÁGINA 1

'“Assim diz o Senhor, o Rei de Israel, o seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: ‘Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.' (Isaías 44:6 NVI)

Leitura complementar:

1 Então Deus falou todas estas palavras: 2 — Eu sou o Senhor, seu Deus, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 — Não tenha outros deuses diante de mim. 4 — Não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o Senhor, seu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, 6 mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7 — Não tome o nome do Senhor, seu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. (Êxodo 20:1-7 NAA)

Ouça, Israel: o Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. (Deuteronômio 6:4 NVI)

Antes que os montes nascessem e tu formasses a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. (Salmos 90:2 NAA)

Nós, porém, sabemos que há um só Deus, o Pai que criou todas as coisas e nos fez para que fôssemos dele; e um só Senhor, Jesus Cristo, que fez todas as coisas e por meio de quem vivemos. (1 Coríntios 8:6 NBV)

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês. (2 Coríntios 13:13 NAA)

Entenda mais:

Quem é Deus? Há um único Deus, existindo eternamente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Todos eles são iguais em essência, poder e glória, e são dignos de nossa adoração e obediência. Deus, em sua natureza é o Soberano, Criador e Rei de toda a criação. Ele é amável, justo, reto e perfeito em todas as suas ações.

“Deus é um Espírito pessoal, perfeitamente bom, que, em Santo Amor, cria, sustenta e dirige tudo.” (A. B. Langston)

Deus se revelou claramente a todos na Terra. Deus é um ser perfeito em tudo que faz, pensa e planeja. Em seu perfeito amor, Deus cria, sustenta e governa. Somente o Deus do cristianismo é autossuficiente, Ele se mantém assim até mesmo quando se relaciona com o mundo. A ordem e complexidade do universo, bem como a consciência humana, são evidências da existência de um Criador. Embora algumas pessoas possam optar por ignorar essas evidências, elas ainda estão lá para serem vistas (Romanos 1).

No entanto, precisamos ir além do simples conhecimento da existência de Deus e buscar um entendimento mais profundo sobre quem Ele é, sobre seu caráter e sua natureza. Nenhum aspecto da teologia abrange todos os outros de forma tão completa quanto nosso entendimento sobre Deus. Somente quando entendemos o caráter de Deus, podemos entender todas as demais coisas relacionadas à fé. Toda doutrina tem sua origem em Deus.

1. O Conhecimento de Deus.

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão inexplicáveis são os seus juízos, e quão insondáveis são os seus caminhos! (Romanos 11:33 NAA)

O interesse pela teologia e a habilidade de falar com clareza sobre os temas da fé cristã não equivalem a conhecer verdadeiramente a Deus. Estudar obras teológicas nos permitirá aprender mais sobre Deus, mas não será o mesmo que conhecê-lo.

Conhecer a Deus vai muito além do aspecto intelectual; conhecê-lo em sua essência é ter intimidade com Ele, é um conhecimento pessoal que se desenvolve através de novas experiências.

Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor! Como o amanhecer, a sua vinda é certa; ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva fora de época que rega a terra. (Oseias 6:3 NAA)

O evangelho de João destaca que a vida eterna está em conhecer a Deus e a Jesus, o seu filho. Destaca ainda que Jesus é a mais profunda forma de revelação de Deus, o Pai. Logo, conhecendo intimamente a Jesus, conheceremos ao Pai.

E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (João 17:3 NAA)

Jesus disse às multidões em alta voz: “Quem crê em mim, não crê somente em mim, mas naquele que me enviou. Pois quem vê a mim, vê aquele que me enviou.” (João 12:44-45 NBV)

2. Deus é um em três pessoas.

O verdadeiro Deus, conforme descrito nas Escrituras, revela-se com uma Trindade divina, composta pelo Pai, Filho e Espírito Santo. Apesar de ser uma ideia que transcende o nosso modo de ver e de pensar, essa é uma verdade plenamente ensinada na palavra de Deus, na qual cremos pela fé. Essa concepção de Deus como um em três pessoas é conhecida como Trindade.

As Escrituras revelam um Deus pessoal e Triúno: um ser autoconsciente, autoexistente e ativo, que se expressa e existe em três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Eles são os mesmos em essência e substância, iguais em poder, honra, majestade e glória. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são cada um uma personalidade, e juntos constituem um Deus único exaustivamente pessoal.

No Novo Testamento, vemos no batismo de Jesus uma revelação da Trindade. Logo que Jesus saiu da água, o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma de pomba, enquanto o Pai falava dos céus:

Depois de batizado, Jesus logo saiu da água. E eis que os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: — Este é o meu Filho amado, em quem me agrado. (Mateus 3:16-17 NAA)

Jesus prometeu enviar o Espírito Santo aos discípulos, unindo os três membros da divindade (João 15:26). A redenção humana envolve o Pai, que nos escolheu, o Espírito, que nos santificou e o Filho, cujo sangue nos purificou (1 Pedro 1:2). A Trindade é evidente na oração, quando nos dirigimos ao Pai, em nome do Filho, no poder do Espírito Santo.

3. Cada pessoa da Trindade é plenamente Deus.

A Bíblia ensina a divindade plena de cada pessoa da Trindade. O Pai é o Criador do universo, o Filho é o único Salvador da humanidade, e o Espírito é o agente da santificação. Ele também é quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, e nos capacita a viver uma vida santa.

O Pai:
O Filho:
O Espírito Santo:

“Ah, Soberano Senhor! O Senhor criou a terra e os céus com o seu grande poder e com o seu braço estendido; para o Senhor, nada é impossível!” (Jeremias 32:17 NBV)

Aquele que é a Palavra tornouse carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14 NVI)

Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse. (João 14:26 NAA)

Na Trindade, cada pessoa possui funções únicas; todavia, compartilham a mesma essência divina. São coiguais, coeternos e vivem em plena e perfeita comunhão. Embora seja para nós um mistério que vai além da nossa compreensão humana, é a verdade revelada pela Palavra de Deus.

Aplicação:

Vimos hoje que conhecer a Deus vai muito além do aspecto intelectual; mas conhecê-lo é ter intimidade e comunhão com Ele. Pensando nisso, quais passos práticos você pode dar para conhecê-lo mais?

Perguntas para reflexão:

01. Quem é Deus para você?
02. Como podemos conhecer mais a Deus?
03. Quais foram os pontos marcantes que você aprendeu hoje sobre a Trindade?

Oração:

Senhor, Tu és o único Deus verdadeiro, Pai, Filho e Espírito Santo, em perfeita unidade e harmonia. Meu desejo é Te conhecer cada vez mais e mais, ter intimidade com o Filho e viver no poder do Espírito. Por isso, revele o Teu amor, poder e glória em mim e através de mim. Amém.


Mensagens Ver todo