Discipulado #7 - Quem sou eu em Jesus | Pr. Diego Barbosa

Discipulado #7 - Quem sou eu em Jesus | Pr. Diego Barbosa

Discipulado #7

Estudos do discipulado

Quem sou eu em Jesus

Texto base:

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2Coríntios 5:17 NAA)
“Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória.” (Colossenses 3:3-4 NAA)

“Revistam-se da nova natureza e sejam renovados à medida que aprendem a conhecer seu Criador e se tornam semelhantes a ele. Nessa nova vida, não importa se você é judeu ou gentio, se é circuncidado ou incircuncidado, se é inculto ou incivilizado, se é escravo ou livre. Cristo é tudo que importa, e ele vive em todos.” Colossenses 3:10-11 NVT)

Entenda mais:

Pergunte:

Você sabe dizer quem é você? E qual o seu valor?

Em um mundo cheio de opiniões e padrões, podemos nos perder em meio a tantas vozes. Mas, como cristãos, nossa identidade é definida por quem somos em Jesus.

Vamos explorar quatro aspectos dessa identidade: salvo, justificado, perdoado e filho de Deus.

1. O que significa ser Salvo?

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9 NVI)

Ser salvo significa que fomos resgatados por Deus. A salvação é um presente gratuito, não é algo que conquistamos por nossos próprios esforços. Jesus pagou o preço por nossos pecados na cruz, e por meio Dele, recebemos a vida eterna.

Ser salvo é como ser resgatado de uma situação perigosa: imagine estar se afogando e alguém lançar uma boia para te salvar. Assim é a nossa salvação em Cristo: Ele nos tira do perigo do pecado e nos dá uma nova vida. A salvação nos livra da condenação eterna e nos garante a vida eterna.

Pergunte:

"Se, com a sua boca, você confessar Jesus como Senhor e, em seu coração, crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo." Romanos 10:9 (NAA).

Agora como Salvos, como devemos viver?

A salvação nos chama a um estilo de vida transformado, buscando a santidade e refletindo o caráter de Cristo; A salvação também nos leva testemunhar sobre a fé em Jesus, demonstrando gratidão a Deus pela salvação pela graça.

2. O que significa ser Justificado?

“Portanto, uma vez que fomos declarados justos por meio da fé, temos paz com Deus por causa do que Jesus Cristo, nosso Senhor, fez por nós.” (Romanos 5:1 NVT).

Justificação significa ser declarado inocente. Em Jesus, Deus nos vê como justos, como se nunca tivéssemos pecado. Não é porque somos perfeitos, mas porque Jesus pagou por nossas falhas, ele se pôs em nosso lugar. A justiça foi feita nele e Deus aceitou.

Imagine que você cometeu um crime e está diante de um juiz num tribunal: Jesus se coloca em seu lugar e recebe a sentença que era para você, permitindo que você seja considerado inocente.

“Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a remissão dos pecados.” (Colossenses 1:13-14 NAA)

Pergunte:

Agora como Justificados, como devemos viver?

Podemos descansar na graça de Deus, sem buscar aprovação ou favor de Deus pelas obras, e viver em obediência por amor, não por medo ou culpa.

3. O que significa ser Perdoado?

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1João 1:9 NAA)

Perdão é quando Deus escolhe não nos punir pelos nossos erros. Ele apaga nossos pecados e nos purifica. Não importa o que tenhamos feito, Deus está pronto para nos perdoar quando nos arrependemos e pedimos perdão, ao confessarmos Jesus como nosso Senhor e Salvador.

Compare o perdão de Deus com uma lousa apagada: Quando você escreve algo na lousa e depois a apaga, não há mais vestígio do que estava lá. Assim, Deus faz com os nossos pecados: Ele os apaga completamente, e deles não se lembra mais.

“Mas quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor por todos, ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia. Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.” (Tito 3:4-7 NAA)

Pergunte:

Agora como Perdoados, como devemos viver?

O perdão remove a culpa e a vergonha do pecado, permitindo-nos viver livres do peso do passado. Isso também nos capacita a ser mais misericordioso com os outros, perdoando ofensas e vivendo com um coração leve e sem amarguras.

4. O que significa ser Filho?

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.” (João 1:12 NAA)

Como filhos de Deus, temos um relacionamento especial com Ele. Somos parte da família de Deus e podemos chamá-Lo de Pai. Isso significa que temos amor, proteção e herança espiritual garantidos por Ele. Quando uma criança é adotada, ela ganha um novo sobrenome, uma nova casa e uma nova família que a ama. Em Jesus, somos adotados na família de Deus e recebemos todas as bênçãos que isso inclui!

Pergunte:

"Pois todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus." (Gálatas 3:26 NAA)

Agora como Filhos, como devemos viver?

Ser filho de Deus traz identidade e herança. Isso nos dá um senso de pertencimento e propósito, sabendo que somos amados e cuidados por nosso Pai celestial. Também nos chama a viver de acordo com os valores e princípios do Reino de Deus, como filhos obedientes.

Conclusão:

Nossa identidade em Jesus é poderosa e transformadora. Saber que somos salvos, justificados, perdoados e filhos de Deus nos dá confiança e propósito. Não precisamos buscar nosso valor em opiniões externas, pois em Cristo, temos tudo o que precisamos.

Nós somos justamente aquilo que Deus em Cristo disse que nós somos, filhos, herdeiros e salvos

Você já recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador? [Faça junto uma oração de confissão, reconhecendo o pecado e declarando Jesus como senhor e salvador.]

“Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo.” Romanos 10:9 NAA)