Discipulado #3 -Deus de perto e Deus de longe | Pr. Diego Barbosa

Discipulado #3 -Deus de perto e Deus de longe | Pr. Diego Barbosa
Assista no Youtube




Estudos do discipulado 
Texto para memorização:
“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus
caminhos”, declara o Senhor. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus
caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus
pensamentos.” (Isaías 55:8-9 NVI)
“Sou eu apenas um Deus de perto”, pergunta o Senhor, “e não também um Deus de longe?” (Jeremias
23:23 NVI)
Leitura complementar:
Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade,
tu és Deus. (Salmo 90:2 ARC)
Mas tu, Senhor, permanecerás para sempre, a tua memória de geração em geração. (Salmo 102:12ARC)
Poderá alguém esconder‐se sem que eu o veja?”, declara o Senhor. “Não sou aquele que enche os céus e a
terra?”, declara o Senhor. (Jeremias 23:24 NVI)
Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo
lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e
para vivificar o coração dos contritos. (Isaías 57:15 ACF)
Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o
último, e fora de mim não há Deus. (Isaías 44:6 ACF)
Os teus olhos viram uma substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada
um deles escrito e determinado, quando nenhum deles ainda existia. (Salmo 139-16 NAA)
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários
feitos por mãos humanas. (Atos 14:24 NVI)
1 Assim diz o Senhor: “O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês
edificarão para mim? Onde seria o meu lugar de descanso? 2 Não foram as minhas mãos que fizeram
todas essas coisas e, por isso, vieram a existir?”, declara o Senhor. (Isaías 66:1-2a NVI)
25 “Com quem vocês vão me comparar? Quem se assemelha a mim?”, pergunta o Santo. 26 Ergam os
olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu
exército celestial e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força que
nenhuma delas deixa de comparecer! (Isaías 40:25-26 NVI)
Entenda mais:
Você já deve ter ouvido alguém dizer, erroneamente, que Deus criou todas as coisas, “deu corda na
criação”, e depois abandonou tudo à sua mercê, não interferindo mais na criação. Essas pessoas até
creem que Deus existe, mas não creem que Ele se relaciona com o mundo criado e muito menos com a
humanidade. Só que, quando olhamos para a Bíblia, vemos a manifestação do Deus Eterno ativa tanto
na criação quanto no interior de cada ser humano.
Esses conceitos, que aprenderemos hoje, são chamados de Transcendência e Imanência.
1. Transcendência.
O significado de transcendência é que Deus não é uma mera qualidade da natureza ou da humanidade;
Ele não é simplesmente o mais elevado dos “seres humanos”. Ele não é limitado à nossa capacidade de
compreendê-lo. Seu conhecimento, Seu poder, Sua santidade e Sua bondade vão muito e infinitamente
além dos nossos. Deus transcende a tudo o que Ele criou. Isso significa dizer que Deus criou todas as
coisas, mas não depende de nada do que criou para ser o que Ele é.
"Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas, mas se inclina para contemplar
o que acontece nos céus e na terra”? Salmos 113:5-6 NVI
2. Imanência.
Imanente vem do latim in, em, dentro, e manere, permanecer, ficar. Ou seja, aquilo que está no interior
de um ser. Então, o significado de imanência é que Deus está presente e ativo dentro da Sua criação e
“dentro” da raça humana, mesmo naqueles membros que não creem Nele ou não Lhe obedecem. Sua
influência está em toda parte. Ele age nos processos naturais e por meio deles.
Ambas as verdades são ensinadas nas Escrituras. Jeremias 23:23-24, por exemplo, destaca a presença
de Deus em todas as partes do Universo. Nesse mesmo contexto, tanto o conceito de imanência como
o conceito de transcendência aparecem juntos no versículo 23.

23 “Sou eu apenas um Deus de perto”, declara o Senhor. “Não também um Deus de longe? 24 Poderá
alguém esconder‐se sem que eu o veja?”, declara o Senhor. “Não sou aquele que enche os céus e a terra?”,
declara o Senhor. (Jeremias 23:23-24 NVI)
3. Implicações da Transcendência:
1. Implica na adoração e reverência: A transcendência de Deus inspira uma profunda reverência e
temor. Deus é Santo, Majestoso e completamente distinto de Sua criação (Salmos 99:9). Isso leva à
adoração que reconhece Sua grandeza e santidade;
2. Implica na humildade: Reconhecer a transcendência de Deus enfatiza a diferença entre a criação e
o Criador, promovendo humildade, quebrantamento e contrição (Isaías 55:8-9);
3. Implica na confiança de Sua soberania: A soberania de Deus é um conforto para os cristãos,
sabendo que Ele sempre está no controle de todas as coisas e que Sua vontade é perfeita e justa
(Romanos 8:28);

“O conhecimento de Deus é como um vasto oceano, e nós somos apenas crianças brincando na praia.”
(João Calvino)

4. Implicações da Imanência:
1. Implica na intimidade e no relacionamento: Na imanência, Deus enfatiza Sua proximidade e
acessibilidade. Deus está presente e ativo na vida dos Seus filhos, oferecendo conforto, orientação e
amor pessoal (Jeremias 23:23-24);
2. Implica na encarnação de Cristo: A doutrina da encarnação de Cristo é a expressão máxima da
imanência de Deus, onde Ele se fez carne na pessoa de Jesus Cristo (João 1:14). Isso demonstra que
Deus se envolve diretamente na história da humanidade e nas vidas individuais;
3. Implica na presença manifesta do Espírito Santo: A presença contínua do Espírito Santo na vida
dos cristãos é uma prova da imanência de Deus, guiando, consolando e capacitando-os para viver
conforme a vontade de Deus (João 14:16-17).

“Deus nos comunica sua vida ao nos tornar participantes de sua natureza divina”. (João Calvino)

“Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando tudo o que há pela Palavra
do seu poder. Depois de haver realizado a purificação dos pecados”. (Hebreus. 1-3 KJA)
“E não há criatura alguma incógnita aos olhos de Deus. Absolutamente tudo está descoberto e às claras
diante daquele a quem deveremos prestar contas”. (Hebreus 4-13 KJV)
5. Implicações Práticas:
1. Implica numa vida de oração: Somos encorajados a orar continuamente, sabendo que Deus
está próximo e ouve nossas orações (Filipenses 4:6-7). A oração é um meio de experimentar a
imanência de Deus.
2. Implica viver em santidade: A consciência da transcendência de Deus nos motiva a viver uma
vida santa e separada do pecado, refletindo o caráter santo de Deus (1 Pedro 1:15-16).
3. Implica na missão e no serviço: A imanência de Deus nos leva a identificar cada pessoa como
valiosa e digna de amor e serviço. Somos chamados para sermos agentes do amor e da graça
de Deus no mundo (Mateus 25:35-40).

Por que devemos aprender sobre a Imanência e Transcendência de Deus?
Deus, ainda que transcendente e imanente, está agindo e presente em nossas vidas. Ele mesmo atua
em nosso meio de diversas formas, interagindo conosco desde as coisas mais simples até as mais
complexas.
Aprouve a Deus se manifestar e fazer-se conhecido. Aquele que transcende todas as coisas se revela
de maneira próxima e presente. Através de toda história, Deus sempre dá pistas do Seu ser e de como
O encontrar. Ele nos chama a aprendermos Dele, a caminharmos com Ele, como o próprio apóstolo
Paulo mesmo disse: “Ele não está longe de cada um de nós”.

“Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não
esteja longe de cada um de nós. ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos
poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.” (Atos 17:27-28 NVI)

01. Por que devo compreender a Imanência e Transcendência de Deus?
02. Cite um versículo que fale da Transcendência de Deus?
03. Cite um versículo que fale da Imanência de Deus?
04. Qual é o impacto desse aprofundamento nos estudos em sua vida?


Mensagens Ver todo