Discipulado #2 - À Imagem de Deus | Pr. Diego Barbosa

Assista no Youtube




Estudos do discipulado 
Estudo 

À Imagem de Deus

“E disse Deus: Façamos um homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e que eles tenham domínio sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre toda a coisa rastejante que rasteja sobre a terra." (Gênesis 1:26 KJ 1611).
“Criou Deus, pois, o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27 NAA)

Entenda mais:

No estudo anterior falamos sobre a criação. Deus não apenas trouxe a terra à existência, mas também criou seus exércitos: mares, montanhas, plantas e animais e o homem.

Tudo na criação segue uma ordem divina perfeita, refletindo a beleza e sabedoria de Deus. O sexto dia Deus formou o homem, criado à Imagem e semelhança de Deus para governar, dominar e multiplicar.


“O homem foi criado à imagem de Deus, com uma alma imortal e racional, capaz de conhecer e amar o Criador”. (Agostinho de Hipona)

1. O que é ser Criado à Imagem de Deus?

"Tragam todos os que são chamados pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz." (Isaías 43:7 NVI)

Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança - “Imago Dei” - conferindo-lhe a capacidade de refletir Seu caráter ao administrar a terra e todas as coisas. O homem foi criado de maneira singular entre as existentes, ele é a “Coroa da Criação”.

Ser criado à Imagem de Deus significa que o homem reflete os atributos comunicáveis de Deus, portanto, o homem é um ser espiritual e relacional, com capacidades plenas para governar e cuidar, com volição e cognição dadas pelo próprio Senhor.


“A contemplação da criação deve nos levar a uma admiração profunda pela sabedoria e poder de Deus. Cada estrela no céu, cada folha na árvore, cada gota de água nos mares, tudo proclama a majestade do Criador.” (Charles H. Spurgeon)

2. O que quer dizer o homem como Mordomo da Criação?

“O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gênesis 2:15 NAA).

Deus nos criou para sermos mordomos da criação, governando-a com sabedoria, justiça e amor. O domínio dado ao ser humano não é para exploração egoísta, mas para o cuidado responsável de todo o mundo, além de multiplicar e encher a terra que é o nosso lar. Portanto, somos aqueles que regem o lar.

Pergunte:

"A criação é o espelho da excelência divina, um teatro onde Deus exibe Sua glória." Jonathan Edwards.

Como estou exercendo minha responsabilidade como mordomo da criação?

3. Para qual propósito Deus nos criou à sua imagem?

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão” Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:26-27 NVI)

Nós, os seres humanos, fomos criados para refletir o caráter de Deus e manifestar seus atributos na Terra. E Nesse propósito Deus preparou tudo para receber o que seria a coroa da criação

Deus criou o homem para que governe sobre a criação:

Deus prepara o ambiente criando o Éden, é algo especial. É o lar, o habitat do homem. O Senhor Deus deu ao homem a responsabilidade de governar sobre a Terra e sobre todas as criaturas. O homem deve ter domínio sobre os peixes do mar, as aves do céu, o gado e todos os animais que se movem sobre a Terra. Isso indica que os seres humanos foram criados para serem mordomos da criação (Gênesis 1:26)!

Deus Criou o homem para multiplicar e frutificar:

Deus abençoa o homem e a mulher e lhes ordena que sejam frutíferos e se multipliquem, encham a Terra e a subjuguem-na. Essa ordem implica que a humanidade foi criada para crescer, se expandir e desenvolver a criação de maneira produtiva (Gênesis 1:28.

Deus criou o homem para trabalhar e cultivar a terra:

A tarefa de cultivar e guardar o jardim do Éden também se aplica ao entendimento da função do homem na criação. O trabalho e o cuidado pela Terra são partes fundamentais do propósito humano. (Gênesis 2:15-18).

4. O que significa, de maneira prática, refletir a imagem de Deus em nossas vidas?

Ser à imagem de Deus é a base da nossa identidade, dignidade e missão no mundo. Fomos criados para refletir o caráter de Deus. Fomos chamados a governar e cuidar da criação com responsabilidade. Somos desafiados, em Cristo, a restaurar e viver a verdadeira imagem de Deus em santidade e amor.

Posso demonstrar da seguinte forma:

  • Amando, perdoando, ajudando e acolhendo.

  • Sendo Justo, agindo com honestidade e defendendo o que é correto.

  • Agindo com Misericórdia, tendo compaixão e paciência.

  • Vivendo com a Verdade, sendo sincero e agindo de forma transparente.

“E disse Deus: Façamos um homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e que eles tenham domínio sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre toda a coisa rastejante que rasteja sobre a terra." (Gênesis 1:26 KJ 1611).
“Criou Deus, pois, o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27 NAA)

Deus criou o homem para adorá-lo, servi-lo e também para governar:

“Ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza”. (Isaías 25-1 ARC).
“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. (João 4-24 ARC).

Aplicação:

1. Qual era o papel de Adão no Éden e o que isso ensina sobre o valor do trabalho?

2. De que forma o cuidado com a terra e o meio ambiente pode ser visto como um ato de obediência a Deus?

3. Qual é a ordem dada por Deus ao homem e à mulher em Gênesis 1:28 e o que isso significa?