Voltando ao Primeiro Amor | Bp. Marcelo Toschi
YouTube
Spotify
VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR.
Faça algumas das seguintes perguntas no início da lição:
• Como está sendo sua semana?
• Você foi a alguma celebração no Domingo?
• Quais dos pontos da mensagem falou mais contigo?
• Você gostaria de compartilhar alguma bênção ou algo marcante essa semana?
• Você tomou alguma resolução depois da mensagem? Conseguiu colocar em prática?
1 “Ao anjo da igreja em Éfeso, escreva: “Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro. 2 “Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. 3 Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome e não tem desfalecido. 4 “Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. 5 Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele. 6 Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio. 7 “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. (Apocalipse 2:1-7 NVI)
A cidade de Éfeso era a mais rica e a mais importante cidade da Ásia Menor. Ela era chamada de: “A feira das vaidades" do mundo antigo! Ali imperava o misticismo, a idolatria, a imoralidade e a perseguição. O apóstolo Paulo, em sua terceira viagem missionária, permaneceu em Éfeso por três anos. Ali houve um avivamento, as pessoas convertidas queimavam em praça pública os seus livros de magia, e o evangelho espalhou-se por toda a Ásia Menor (Atos 19.1-20). Cerca de quarenta anos depois, Jesus enviou uma carta mostrando que a igreja permanecia fiel na doutrina, mas havia esfriado o seu primeiro amor.
1. Jesus faz o diagnóstico de sua igreja.
2 “Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. 3 Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome e não tem desfalecido. (Apocalipse 2:2-3 NVI)
A presença manifesta do Cristo vivo no meio da igreja é a nossa maior necessidade! Jesus nos conhece bem, sonda os nossos corações, e o seu diagnóstico é preciso e verdadeiro! A igreja de Éfeso era fiel na doutrina, tinha discernimento espiritual, era envolvida com a obra de Deus e era perseverante nas tribulações. Mas mesmo com toda perseverança e zelo doutrinário, a igreja de Éfeso não foi aprovada por Jesus, ela foi reprovada! (Apocalipse 2:4-5)
Se Jesus fizesse um diagnóstico da sua igreja, seríamos aprovados ou reprovados?
Pergunte:
2. Jesus repreende a sua igreja devido ao seu esfriamento.
“Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor.” (Apocalipse 2:4 NVI)
“Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.” (Apocalipse 3:19 NVI)
Jesus repreende sua igreja com o objetivo de recuperá-la, restaurá-la e chamá-la de volta a viver o primeiro amor. Jesus nos repreende, nos corrige e nos convida porque ele nos ama! A pureza cristã e a firmeza na doutrina não podem, jamais, ser substitutos pelo amor, que deve ser a marca principal dos discípulos de Jesus! Abandonamos o primeiro amor por vários
fatores: tradição, zelo religioso, quando examinamos os outros, mas não a nós mesmos, quando deixamos de ler a palavra, quando não temos mais o prazer na oração, entre outros.
Quando abandonamos o primeiro amor, perdemos a visão, a missão, os alvos, e, o foco da vida cristã.
O que tem feito você abandonar o seu primeiro amor?
LIÇÃO DE CÉLULA - PÁGINA 2
Pergunte:
3. Jesus nos convida a voltar ao primeiro amor.
“Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.” (Apocalipse 2:5 NVI)
Jesus nos faz um convite ao arrependimento sincero e honesto!
Ele nos convida a uma volta completa para Ele, à prática das primeiras obras! Jesus oferece à sua igreja a chance de um recomeço. Jesus vai direto ao ponto: “Lembre-se de onde caiu!” (Apocalipse 2:5a NVI). Para onde precisamos retornar? Para o ponto do qual nos desviamos! O convite de Jesus é ao arrependimento: “Arrependa-se” (Apocalipse 2.5a).
Arrepender-se é mudar a mente, é mudar a direção, é voltar-se para Deus! É abandonar o pecado, é romper com tudo o que está entristecendo a Jesus Cristo e ao amado Espírito Santo.
Para onde precisamos voltar, para que possamos viver novamente o primeiro amor?
Pergunte:
Conclusão:
O Senhor Jesus advertiu a igreja, caso ela não se arrependa: “...Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.” (Apocalipse 2:5b NVI). A igreja não tem luz própria, ela reflete a luz de Cristo, porém, se ela não tiver intimidade com Cristo, ela não brilha! A igreja e a cidade de Éfeso deixaram de existir. Hoje, só existem ruínas e a lembrança de uma igreja que perdeu o tempo de sua visitação porque não ouviu a voz do Espírito Santo.
Que você ouça a voz do amado Espírito Santo e volte agora mesmo ao primeiro amor por Jesus!
Deixe um comentário