Uma Palavra de Confronto #4

Uma Palavra de Confronto #4

Assista no YouTube 


Confira nosso Podcast


Estudos de Célula

Estudos de Célula Kids ( 4 a 11 anos )


UMA PALAVRA DE CONFRONTO

 2 Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo. 3 Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos 4 e disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. 5 Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?” 6 Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo.
Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. 7 Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”. 8 Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão.
9 Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. 10 Então Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe: “Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?”
11 “Ninguém, Senhor”, disse ela.
Declarou Jesus: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado”. (João 8:2-11 NVI)

Os Mestres da Lei e Fariseus não estavam ali para ouvir Jesus, mas apenas para encontrar uma brecha para incriminá-lo.
Se Jesus fosse contra a Lei de Moisés, seria considerado um blasfemo, e seria sentenciado por isso. Agora se Jesus, nesse caso, acatasse o julgamento de seus acusadores, Ele iria contra aquilo que pregava.

Mas o que exatamente fala a Lei de Moisés?
“Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados.” (Levítico 20:10 NVI)


“22 Se um homem for surpreendido deitado com a mulher de outro, os dois terão que morrer, o homem e a mulher com quem se deitou. Eliminem o mal do meio de Israel. 23 Se numa cidade um homem se encontrar com uma jovem prometida em casamento e se deitar com ela, 24 levem os dois à porta daquela cidade e apedrejem-nos até a morte.” (Deuteronômio 22:22-23a NVI)

Quando olhamos para isso vemos que o foco dos Fariseus não foi a Lei de Moisés, nem a mulher e muito menos o pecado dela, mas sim encontrar algo para incriminar Jesus.
Por que, se o foco fosse cumprir a Lei e punir o pecado, onde está o homem nessa história? Que deveria ser apedrejado junto? Visto que certamente foi pego também em adultério, já que ninguém “adultera” sozinho?

Antes de ouvir as palavras ditas por Jesus nesse contexto, podemos aprender algumas lições com essa atitude dos mestres da lei e fariseus.

Os Mestres da lei e fariseus:
- Foram rápidos para acusar e sentenciar aquela mulher;
- Foram totalmente parciais em seu julgamento e sentença;
- Fizeram isso publicamente, na frente de uma multidão;
- Não estavam preocupados com a mulher, nem com o pecado ou muito menos com o cumprimento da lei;
- Queriam ser conhecidos como “aqueles que confrontaram Jesus”, estavam mais interessados na posição do que no coração.

Quantas vezes, em um mundo movido por imagens e pela rede social, somos apressados para “julgar” ou “cancelar” alguém?
Alguns ficam esperando o primeiro deslize de alguém para fazer um “thread” (fio) no Twitter, ou uma “sequência de stories” no Instagram.

37 “Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados. 38 Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês”.
39 Jesus fez também a seguinte comparação: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco? 40 O discípulo não está acima do seu mestre, mas todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre.
41 “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? 42 Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho’, se você mesmo não consegue ver a viga que está em seu próprio olho? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. (Lucas 6:37-42 NVI)

Nunca julgue a atitude de arrependimento de alguém, você não sabe qual foi a oração que ele fez pela manhã no secreto.

Jesus percebe a situação, e vê onde está o foco daqueles mestres da Lei e Fariseus.
Ele então se abaixa e começa a escrever na areia.
Muitos tentaram conjecturar o que Jesus estava escrevendo, mas isso a Bíblia não nos diz e não vem ao caso.
O que acontece é que Jesus está, pacientemente, revelando o coração e a intenção daqueles homens que não paravam de interrogar a Jesus.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


Mensagens Ver todo