Ser Parecido com Jesus #4

Ser Parecido com Jesus #4
Assista no Youtube
Ouça o Podcast

Estudos de Célula

SER PARECIDO COM JESUS

(Série de Mensagens: Uma Vida com Propósitos – Mensagem 04)

“Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.” Colossenses 1.16
“Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações.” Salmos 33.11

Desde o princípio, o plano de Deus é fazê-lo semelhante ao seu filho, Jesus. O desejo de Deus é que você assuma valores, atitudes e caráter próprios Dele.

23 É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. 24 Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. (Efésios 4:23,24 NTLH)

Assim como Deus, somos seres espirituais, intelectuais, relacionais e com consciência moral. O objetivo Dele para sua vida aqui é o desenvolvimento do seu caráter, pois o caráter é basicamente a soma dos hábitos.

Existem várias maneiras de Deus agir para produzir o caráter de Jesus em nós, e hoje falaremos de três delas:

Para produzir o caráter de Jesus em nós:

1. DEUS AGE ATRAVÉS DE SEU ESPÍRITO.

É o Espírito Santo quem produz um caráter semelhante ao de Jesus em você.

À medida que o Espírito do Senhor trabalha dentro de nós, somos transformados com glória cada vez maior, e tornamo-nos mais e mais semelhantes a ele. (2 Coríntios 3:18b NBV)

O processo pelo qual nos tornamos mais semelhantes a Jesus é chamado “santificação”. Somente o Espírito Santo tem poder para realizar as transformações que Deus deseja em nossa vida.

Paulo explica em Efésios 4:21-24 três coisas que devemos fazer em parceria com o Espírito Santo para nos tornarmos semelhantes a Jesus.

a) Devemos abandonar nossa antiga maneira de agir (Efésios 4:21-22 NVT). b) Devemos mudar nossos pensamentos (Efésios 4:23 NVT).
c) Devemos assumir o caráter de Jesus (Efésios 4:24 NVT).

2. DEUS AGE ATRAVÉS DE SUA PALAVRA.

Não me afastei dos mandamentos dos seus lábios; dei mais valor às palavras da sua boca do que ao meu pão de cada dia. (Jó 23:12 NVI)

Para nos tornarmos semelhantes a Jesus, devemos preencher nossa vida com a palavra de Deus, Ele a usa para nos moldar e nos levar para um caminho de crescimento espiritual.

O crescimento espiritual é o processo pelo qual substituímos as mentiras pelas verdades. É a verdade da palavra que nos transforma e nos liberta.

31 Jesus disse aos judeus que haviam crido nele: ― Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos; 32 então, conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. (João 8:31-32 NVI)

3. DEUS AGE ATRAVÉS DAS PROVAÇÕES.

16 Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, 17 pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. (2 Coríntios 4:16-17 NVI)

Deus tem um propósito por trás de cada adversidade. Ele usa as circunstâncias para desenvolver nosso caráter. Deus não nos causa dor e sofrimento, mas “Deus jamais desperdiça uma dor.” (Rick Warren)

CONCLUSÃO

Deus deseja que você se torne cada dia mais parecido com Ele e para isso é necessário crescer, e isso leva tempo! Não há crescimento sem mudanças, não existem mudanças sem medo ou perdas, e não há perdas sem dor.

Deus está operando em sua vida, mesmo quando você não sente ou vê.

Mas o fato é que o principal objetivo de Deus para sua vida é te deixar mais parecido com Jesus e Ele fará o que for necessário para isso.

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. (Filipenses 1:6 NVI)


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


Mensagens Ver todo