Por que não Consigo Perseverar? | Bp. Marcelo Toschi

Por que não Consigo Perseverar? | Bp. Marcelo Toschi

YouTube

Spotify




Estudos de Célula


UM CHAMADO À PERSEVERANÇA

“Queremos que cada um de vocês mostre esse mesmo empenho até o fim para que tenham a plena certeza da esperança, de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida. Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: “Esteja certo de que o abençoarei e farei numerosos os seus descendentes”. Foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.” (Hebreus 6:11-15 NVI)

Vivemos em um tempo em que a fé é frequentemente confundida com emoções. Esperar tornou- se sinônimo de fracasso, e perseverar parece algo ultrapassado para uma geração que quer tudo no clique de um botão. Porém, o autor de Hebreus ao falar com uma igreja sob pressão, cercada por perseguições, os chama a imitar Abraão, não apenas pela sua fé, mas pela paciência que o fez herdar a promessa. O mesmo convite é feito a nós!

Hoje, vamos olhar para essa história, cheia de fé, falhas humanas e fidelidade divina para que reacenda nossa esperança.

1. Nenhuma promessa é impossível pra Deus

““Certamente te abençoarei e te multiplicarei.” (Hebreus 6:14) “Farei de ti uma grande nação” (Gênesis 12:2)

O problema? Abraão já era velho, e sua esposa, Sara, estéril. A promessa parecia linda, mas impossível. Deus não mente e não despreza nenhuma oração. Ele sempre nos surpreende! Talvez você esteja esperando algo de Deus: Um filho, uma porta aberta, uma cura, uma resposta, uma restauração no seu casamento, na sua família, na sua saúde.

Espere com fé, persevere. Se Deus prometeu, Ele vai cumprir! DEUS NÃO PROMETE COM BASE NAS CIRCUNSTÂNCIAS, MAS COM BASE NO PODER DELE.

Poderia compartilhar algo que parecia impossível, mas Deus realizou?

Pergunte:

2. Agir fora do tempo de Deus pode atrapalhar

““Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, disse a Abrão: ― Já que o Senhor me impediu de ter filhos, deite‐se com a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela. Abrão aceitou a proposta de Sarai. Então, Sarai, a mulher de Abrão, tomou Hagar, a sua serva egípcia, e a deu a Abrão, o seu marido, como mulher. Isso aconteceu quando já fazia dez anos que Abrão vivia em Canaã. Ele deitou‐se com Hagar, e esta engravidou.” (Gênesis 16:1-4 NVI)

Se por um lado temos a fé perseverante de Abraão, por outro também temos suas falhas humanas. Após anos esperando pela promessa, Sara decide agir e resolve “ajudar Deus”. Ela entrega sua serva, Hagar, a Abraão para gerar um filho. E assim nasce Ismael. Muitas vezes, na ansiedade, cansados de esperar, decidimos agir com nossas próprias mãos? Tentamos forçar a porta, manipular resultados, “dar um jeitinho”. E no fim, colhemos frutos amargos. A ansiedade não produz milagres. Ela produz atalhos e atalhos atrasam destinos. Deus não precisa da nossa ajudinha. Ele precisa da nossa fé e obediência. A PROMESSA QUE NASCE NO TEMPO ERRADO PODE SE TORNAR PESO, NÃO BÊNÇÃO.

Você tem tentado “ajudar” Deus ou tem confiado na sua promessa?

Pergunte:

3. O milagre surge quando tudo parece morto.

O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera. Sara engravidou e deu um filho a Abraão na sua velhice, na época exata que Deus lhe prometera. Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera. Quando Isaque, o seu filho, tinha oito dias de vida, Abraão o circuncidou, conforme Deus lhe tinha ordenado. Abraão tinha

cem anos de idade quando Isaque, o seu filho, nasceu. Sara disse: ― Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo. Ela acrescentou: ― Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos? Contudo, eu lhe dei um filho na sua velhice! (Gênesis 21:1-7)

Deus esperou até que fosse impossível. Até que o corpo de Abraão já não tivesse vigor. Até que o ventre de Sara estivesse morto. Por quê? Porque quando o milagre vem, não pode haver dúvida: foi Deus, e só Deus.

Talvez pareça tarde demais e você já tenha até chorado dizendo: “Acabou”. Mas hoje Ele te diz: “Eu ainda vou cumprir. Espere em mim.”

Pergunte:

Confia que as promessas de Deus se cumprirão na sua vida?

4. Não é sobre o quanto merece, é sobre o quanto Deus é fiel.

“Temos essa esperança firme e segura como âncora da alma.” (Hebreus 6:19a NVI)

Quando perseveramos em Deus e permanecemos com Jesus no barco, mesmo em meio às tempestades, aqueles que caminham (ou navegam) ao nosso lado também são alcançados pela graça. Perseverar em Deus não só nos mantém firmes, como também sustenta e protege aqueles que caminham conosco na jornada da fé. Jesus é a âncora que nos garante que a perseverança nos salva das tempestades da vida! Quando o vento soprar forte ou tudo parecer fora do lugar, lembre-se de Abraão! Lembre-se da promessa e do Deus que jurou por Si mesmo: “Certamente te abençoarei.”

Pergunte:

Você tem confiado nas promessas de Deus?

 

Deus não está apressado, mas também não está indiferente. Enquanto você espera, Ele trabalha. Enquanto você chora, Ele prepara. Enquanto você se pergunta “por que demora?”, Ele está moldando você para sustentar o que virá. Hoje, Deus quer reacender a chama da esperança no seu coração. Quer renovar sua paciência na espera.

“A promessa de Deus nunca morre e a esperança que a sustenta é como uma âncora da alma.”





Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.