Palavra de Aflição #5

Palavra de Aflição #5

Essa mensagem faz parte da série Palavras da Cruz.


Assista no YouTube


Ouça o Podcast


Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”. (João 19:28)

Que momento de aflição, angústia e dor! Depois da cena dramática de Seu abandono pelo Pai, em amor a mim e a você, Jesus disse algo aparentemente simples e bem humano: “Tenho sede”. A água da vida teve sede.

“Tenho sede” deve ser a frase de Jesus com a qual mais nos identificamos. Todos sabemos o que é passar por aflições: Fome, doença, injúria, dor, medo, decepções, frustrações entre outras dores físicas e emocionais.

Jesus entende sua dor e necessidade, porque ele já passou por ela na terra também!

“Visto, portanto, que os filhos são seres humanos, feitos de carne e sangue, o Filho também se tornou carne e sangue, pois somente assim ele poderia morrer e, somente ao morrer, destruiria o diabo, que tinha o poder da morte.” (Hebreus 2:14)

Mas a quinta Palavra Dele foi mais do que uma declaração de necessidade física, havia algo mais profundo. Isto é algo que nos identificamos também.

Vez após vez, desejamos mais e mais de Deus. Na verdade, ao mesmo tempo em que podemos ter sede do que nos falta fisicamente, também temos sede do que nos falta espiritualmente.

Cada tipo de aflição que passamos revela uma sede que precisa ser saciada em Jesus. Ele é a fonte. Você tem sede do quê?

Não há aflição ou sede que não possa ser curada e saciada por Jesus. Não existe nada que a presença de Jesus não possa curar.

1. ENTENDA O PROPÓSITO DA SUA SEDE

28 Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”. 29 Estava ali uma vasilha cheia de vinagre. Então embeberam uma esponja nela, colocaram a esponja na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de Jesus. (João 19:28-29)

Entenda que enquanto a crucificação parecia ser algo feito contra Jesus, na verdade, foi algo que Ele escolheu fazer.

Todos os detalhes aconteceram com um propósito: cumprir as Escrituras.

Nada acontece por acaso. Nada sai do controle e soberania de Deus. Nada pega Deus de surpresa.

Sua sede serve a um propósito. Busque o propósito da sua aflição! Procure compreender o que Deus está realizando através desta área de sede. Não pergunte somente o “porquê”, mas especialmente o “para quê” Deus está permitindo essa situação. As Escrituras nos dão uma certeza:

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. (Romanos 8:28 NVI)

Todas as coisas, são todas as coisas!

Deus é detalhista, perfeito e excelente em tudo o que faz!

2. REAVALIE SUAS FONTES E PARE DE BEBER ÁGUA CONTAMINADA

O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água. (Jeremias 2:13 NVI)

Agora, por que você vai ao Egito beber água do Nilo? E por que vai à Assíria beber água do Eufrates? (Jeremias 2:18 NVI)

Você precisa de água limpa. Águas sujas contaminam todo o nosso corpo. Avalie suas fontes! É possível que você esteja depositando uma fé sincera no lugar errado!

Ao avaliarmos nossas fontes, Deus nos mostrará os lugares contaminados que temos nos servido. Alguns lugares você já sabe que não fazem bem para a sua vida espiritual, mas você ainda não tomou uma decisão!

Escolha viver limpo! Faça da santidade a prioridade em sua vida.

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. (Hebreus 12:14 NVI)

3. SACIE SUA SEDE NA FONTE CERTA

13 Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, 14 mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. (João 4:13-14 NVI)

Você tem sede de Jesus. Ele é a fonte eterna de água viva. Jesus está disponível para fazer jorrar água em sua vida hoje. Esta água é pura e tem poder para lavar nossos erros e pecados.

Quanto de água pura você tem tomado por dia? Quanto tempo você tem passado junto à fonte inesgotável?

Com Jesus você nunca mais terá sede. Há Nele satisfação total e eterna!

4. COMPARTILHE A ÁGUA DA VIDA PARA SACIAR OUTROS

28 Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: 29 “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?” 30 Então saíram da cidade e foram para onde ele estava. (João 4:28-30 NVI)

Jesus não é uma fonte somente para você, mas para todos.

Quando decidimos crer e saciar nossa sede Nele, Ele nos transforma em um duto espiritual para levar água aos outros.

...a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. (João 4:14b NVI)

Sua satisfação em Jesus deve ser compartilhada. Suas aflições curadas servirão para curar outros.

  • Quem sacia é saciado.
  • Quem supre é suprido.
  • Quem reparte recebe.
  • Quem ama é amado.
  • Quem perdoa é perdoado.

CONCLUSÃO

Jesus disse: “Tenho sede”. (João 19:28b NVI)

Quais são os seus problemas? Você tem sede do quê?

Jesus lhe convida para a plena satisfação Nele. Ele é o único que pode saciar a nossa sede espiritual. Jesus nos convida hoje a beber da fonte inesgotável do seu amor. Creia nele hoje e receba a salvação e a vida eterna!

37 ...Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:37b-38 NVI) 


Estudos de Célula

Estudo do Líder

Estudo do Membro


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


Mensagens Ver todo