Ouvidos fechados #5

Ouvidos fechados #5

Assista no YouTube


Ouça o Podcast


Estudos de Célula

Estudos de Célula Kids ( 4 a 11 anos )


Ouvidos fechados #5

VENÇA A BAJULAÇÃO

6 Quando os soldados voltavam para casa, depois que Davi matou o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas. 7 As mulheres dançavam e cantavam: “Saul matou milhares; Davi, dezenas de milhares”. 8 Saul ficou muito irritado com esse refrão e, aborrecido, disse: “Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino?” 9 Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi. (1 Samuel 18:6-9 NVI)

 

Quem adula seu próximo está armando uma rede para os pés dele. (Provérbios 29:5 NVI)

 

Quanto mais bem-sucedido você for, mais cego você pode ficar! (Carlos Damasceno)

 

O sucesso de uma vitória pode nos cegar, pois é uma faca de dois gumes: ele nos auxilia na autoestima positiva, mas também pode nos levar a arrogância destrutiva.

 

Quando você é bom no que faz, você receberá elogios! Por isso aprenda a ouvir elogios. Ouvir elogios por ser bom no que você faz não é “roubar a glória de Deus”. Tampouco recusar elogios te fará mais “humilde”.

 

“Humildade não é pensar menos de nós mesmos, mas pensar menos em nós mesmos. A verdadeira humildade nasce da consciência da grandeza de Deus, cresce em um coração cheio de gratidão e amadurece no temor de Seu amor apaixonado por nós.” (Kris Vallotton)

 

Mas saiba diferenciar quais são elogios verdadeiros e quais são bajulação.

 

A bajulação sempre tem uma segunda intenção, é uma adulação que visa receber vantagens em troca.

 

A bajulação leva você para lugares isolados e, em pouco tempo, você perderá um dos seus maiores ativos, que é se relacionar com pessoas iguais ou mais importantes que você.

 

Se existe algo que acontece frequentemente com quem se encanta pelas palavras doces dos bajuladores é relacionar-se somente com pessoas sobre as quais se tem autoridade ou que lhe são totalmente submissas. Isso é um perigo!

 

Um improvável precisa receber feedbacks o tempo todo para se manter alinhado com os fatores relevância e proposito.

Somente quem está ao nosso lado, ou é superior a nós, pode dar um conselho ou orientação sem medo de perder algum benefício ou acesso.

 

Ouvir e se aliar somente com pessoas que pensam como nós é uma armadilha para o crescimento.

 

Temos o poder de escolher criar pensamentos conscientes de amor e harmonia, garantindo, assim, que o cérebro e a personalidade sejam positivamente alterados.

 

A empatia, a admiração pelo diferente e o crescimento são gerados pela exposição do nosso pensamento a novas situações, por isso receber palavras bajuladoras e concordantes conosco inicialmente nos dará algum alívio, mas, em pouco tempo, se mostrará maléfico para o nosso desenvolvimento.

 

Assim, quando alguém derrama um caminhão de palavras bajuladoras em cima de você, tenha certeza de que você está sendo afetado bioquimicamente, diminuindo as suas chances de amadurecer. Portanto, bajulação e aplausos em demasia podem contribuir seriamente para o seu atrofiamento precoce.

 

Por isso você precisa fechar seus ouvidos para alguns tipos de conversas que você ouve.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


Mensagens Ver todo

Viva com Propósitos #7
Viva com Propósitos #7
Trazendo outros para Jesus #6
Trazendo outros para Jesus #6
Moldado Para Servir #5
Moldado Para Servir #5