Os dez mandamentos financeiros | Bp. Marcelo Toschi
Os dez mandamentos financeiros
(SÉRIE DE MENSAGENS MAIS QUE ABENÇOADO – MENSAGEM 04)
Texto base:
3 Todo louvor seja a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais nos domínios celestiais. 4 Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele. (Efésios 1:3-4 NVT)
Agora, glória seja dada a Deus, que pelo seu grandioso poder operando em nós é capaz de fazer muito mais do que jamais ousaríamos pedir ou mesmo imaginar, infinitamente além de nossas mais altas orações, anseios, pensamentos ou esperanças. (Efésios 3:20 NBV)
Êxodo 20:3-17
Entenda mais:
Da mesma forma que existem pessoas que não ganham muito dinheiro e que lutam com a administração financeira, há pessoas que ganham muito dinheiro, mas que, ainda assim, não são bons administradores. Não estamos falando sobre quanto dinheiro você ganha, estamos falando sobre como você pensa a respeito de administração e propriedade. E hoje, de maneira mais prática e instrutiva, vamos sobre os “Dez Mandamentos Financeiros”, fazendo um paralelo usando o texto de Êxodo 20.
1. COLOQUE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR.
3 — Não tenha outros deuses diante de mim. (Êxodo 20:3 NAA)
Deus precisa estar SEMPRE no primeiro lugar. Quando você coloca Deus em primeiro lugar, mais do que apenas suas finanças entrarem em ordem. Sua família entra em ordem!
2. NÃO ADORE COISAS MATERIAIS.
4 — Não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o Senhor, seu Deus, sou Deus zeloso... (Êxodo 20:4 NAA)
Quando colocamos coisas materiais antes de Deus, estamos, na verdade, tirando Deus do lugar de adoração em nossa vida. É a mesma coisa do que alguém que adora um ídolo de madeira.
3. NÃO USE O NOME DE DEUS DE FORMA EGOÍSTA.
7 — Não tome o nome do Senhor, seu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. (Êxodo 20:7 NAA)
A palavra “em vão” aqui traz justamente o sentido de usar o nome de Deus com vaidade, inutilidade, de maneira egoísta. Em outras palavras, estamos orando por coisas materiais em nome de Jesus em vez de coisas espirituais. E, a propósito, não é errado orar por suas necessidades e até por seus desejos, mas é preciso tomar muito cuidado para não cruzarmos essa linha e se tornar um pedido egoísta.
4. SEJA UM BOM ADMINISTRADOR.
8 — Lembre-se do dia de sábado, para o santificar. 9 Seis dias você trabalhará e fará toda a sua obra, 10 mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem o seu filho, nem a sua filha, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu animal, nem o estrangeiro das suas portas para dentro. (Êxodo 20:8-10 NAA)
Deus está nos dizendo para sermos bons administradores do nosso tempo e energia. Trabalhar seis dias e descansar um dia é acreditar que Deus pode fazer mais em seis dias do que você em sete.
Todo bom administrador precisa fazer três coisas: gastar com sabedoria; economizar diligentemente; doar generosamente. Se você não está fazendo essas três coisas, você não está sendo um bom administrador do que Deus lhe deu.
5. ENSINE SEUS FILHOS.
12 — Honre o seu pai e a sua mãe, para que você tenha uma longa vida na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá. (Êxodo 20:12 NAA)
Ensine seus filhos sobre dinheiro, posses, Deus e o Reino de Deus. Seus filhos estão aprendendo sobre Deus e sobre o dinheiro com você. A maneira como você aborda esses assuntos em casa faz diferença.
6. VIVA COM UM ORÇAMENTO.
13 — Não mate. (Êxodo 20:13 NAA)
Planejamos fracassar, quando falhamos em planejar. Se você não está vivendo dentro do seu orçamento, você está se matando! Um orçamento é como um mapa. Se você está perdido financeiramente, é porque não está usando o mapa.
7. VIVA ABAIXO DAS SUAS POSSIBILIDADES.
14 — Não cometa adultério. (Êxodo 20:14 NAA)
Quando você comete adultério, está vivendo acima da provisão de Deus para a sua vida. Em outras palavras: gaste menos do que você ganha!
8. NÃO COMPRE AGORA PARA PAGAR DEPOIS
15 — Não furte. (Êxodo 20:15 NAA)
É roubo gastar dinheiro que você não tem. Muitas pessoas, quando querem algo, pegam o cartão de crédito, fazem empréstimo, parcelam em 60x, adiantam FGTS, antecipam a restituição do imposto de renda... apenas para conseguir AGORA o que poderiam ter DEPOIS, se fossem controlados.
9. SEJA UMA BOA TESTEMUNHA.
— Não dê falso testemunho contra o seu próximo. (Êxodo 20:16 NAA)
Deus espera de nós um verdadeiro testemunho Dele, até mesmo para nossos vizinhos. A forma como lidamos com nossas finanças é um bom ou mau testemunho sobre Deus.
10. VIVA SATISFEITO.
17 — Não cobice a casa do seu próximo. Não cobice a mulher do seu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo. (Êxodo 20:17 NAA)
Se você não está contente, não está satisfeito, vai querer cobiçar o que o outro tem. A cobiça é idolatria, é colocar algo no lugar de Deus.
Conclusão:
21 ― O senhor respondeu: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!”. (Mateus 25:21 NVI)
Da mesma forma que Deus te abençoa sobrenaturalmente quando você dá generosamente, Ele te abençoa sobrenaturalmente quando você administra suas finanças de acordo com os padrões bíblicos e com mordomia.
Deus vai abençoá-lo sobrenaturalmente quando você colocar suas finanças em ordem. De igual forma, Ele também nos abençoa quando somos generosos.
Deixe um comentário