O Passo do Compromisso #3
RUTE – O PASSO DO COMPROMISSO
(Série de Mensagens O Caminho para a Expansão – Mensagem 03)
“Alargue o espaço de sua tenda e aumente o toldo de sua habitação; não o impeça; alongue as cordas e firme bem as estacas. Porque você se expandirá para a direita e para a esquerda; a sua posteridade possuirá as nações e fará com que se povoem as cidades arrasadas.” (Isaías 54:2-3) |
16 Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo para que te abandone e que não mais te acompanhe. Aonde fores, irei; onde repousares, ali repousarei! O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus! 17 Onde morreres, morrerei e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti!”. (Rute 1:16-17)
Na última semana falamos sobre a importância de conhecer ao Senhor e ter um relacionamento profundo com Ele, e, olhando para o livro dos Juízes, encontramos um dos relatos mais tristes da Bíblia, pois é um período de instabilidade espiritual, social e política de Israel, onde vemos a decadência de uma nação que se afasta do relacionamento com Deus e não permanece em compromisso com Ele. Nesse tempo Israel buscava a Deus por aquilo que podia receber Dele. Eles não estavam interessados em Deus, apenas neles mesmos.
Para trilhar o caminho rumo à expansão: |
1. O MEIO EM QUE VOCÊ VIVE NÃO PODE DETERMINAR SEU NÍVEL DE COMPROMETIMENTO.
O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus! (Rute 1:16b NVI) |
Rute não toma a decisão de servir ao Senhor “do nada”. Ela viu o exemplo na casa de Elimeleque e Noemi! E mais, Rute, uma moabita, decide abandonar sua terra, seus deuses, ir contra o ambiente que ela vivia, e seguir ao Deus de Israel! O meio em que você vive não determina o nível de seu comprometimento. Somos chamados para sermos termostatos, que transformam ambientes, não termômetros, que apenas “medem a temperatura”. 2. COMPROMETA-SE COM A VISÃO E COM O PROPÓSITO. “Não insistas comigo para que te abandone e que não mais te acompanhe. Aonde fores, irei; onde repousares, ali repousarei!” (Rute 1:16b NVI) propósito desses líderes. 3. COMPROMETA-SE COM O POVO DE DEUS. “...O teu povo será o meu povo...” (Rute 1:16b NVI) Não há como se comprometer com Deus sem se comprometer com o povo dele. Não há como se comprometer com Deus, e não se comprometer com a Igreja. E não deixemos de nos reunir como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar uns aos outros, sobretudo agora que vocês veem aproximar-se o Dia. (Hebreus 10:25 NVI) |
4. COMPROMETA-SE COM DEUS.
“...e o teu Deus será o meu Deus!”. (Rute 1:16c NVI)
Comprometer-se com Deus é amar o que ele ama e obedecer aos seus mandamentos e direções.
“Jesus respondeu: ― Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. O meu Pai o amará, e nós viremos a ele e faremos nele morada.” (João 14:23 NVI)
Nada pode tomar o lugar e o espaço de Deus em sua vida! Escolha hoje comprometer-se inteiramente com Deus!
CONCLUSÃO
Quando honramos nosso compromisso com Deus alcançamos um favor especial Dele e encontramos Nele a redenção! Noemi é redimida da amargura para a alegria; Rute é redimida de ser estrangeira e passa a fazer parte do povo de Deus; Boaz é redimido de estar sozinho e passa a ter sua própria família; Belém é redimida da escassez para a abundância. Tudo nessa história fala em alto e bom som que Deus é um Deus Redentor. Rute é elevada a alturas incomensuráveis de privilégio, colocando-a na linhagem messiânica (Mt 1:5).
5 Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé; 6 Jessé gerou o rei Davi. (Mateus 1:5-6a NVI)
Deixe um comentário