O Passo do Compromisso #3

O Passo do Compromisso #3
Assista no Youtube
Ouça o Podcast

Estudos de Célula

RUTE – O PASSO DO COMPROMISSO

(Série de Mensagens O Caminho para a Expansão – Mensagem 03)

“Alargue o espaço de sua tenda e aumente o toldo de sua habitação; não o impeça; alongue as cordas e firme bem as estacas. Porque você se expandirá para a direita e para a esquerda; a sua posteridade possuirá as nações e fará com que se povoem as cidades arrasadas.” (Isaías 54:2-3)

16 Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo para que te abandone e que não mais te acompanhe. Aonde fores, irei; onde repousares, ali repousarei! O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus! 17 Onde morreres, morrerei e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti!”. (Rute 1:16-17)

Na última semana falamos sobre a importância de conhecer ao Senhor e ter um relacionamento profundo com Ele, e, olhando para o livro dos Juízes, encontramos um dos relatos mais tristes da Bíblia, pois é um período de instabilidade espiritual, social e política de Israel, onde vemos a decadência de uma nação que se afasta do relacionamento com Deus e não permanece em compromisso com Ele. Nesse tempo Israel buscava a Deus por aquilo que podia receber Dele. Eles não estavam interessados em Deus, apenas neles mesmos.

Para trilhar o caminho rumo à expansão:

1. O MEIO EM QUE VOCÊ VIVE NÃO PODE DETERMINAR SEU NÍVEL DE COMPROMETIMENTO.

O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus! (Rute 1:16b NVI)

Rute não toma a decisão de servir ao Senhor “do nada”. Ela viu o exemplo na casa de Elimeleque e Noemi! E mais, Rute, uma moabita, decide abandonar sua terra, seus deuses, ir contra o ambiente que ela vivia, e seguir ao Deus de Israel!

O meio em que você vive não determina o nível de seu comprometimento.

Somos chamados para sermos termostatos, que transformam ambientes, não termômetros, que apenas “medem a temperatura”.

2. COMPROMETA-SE COM A VISÃO E COM O PROPÓSITO.

“Não insistas comigo para que te abandone e que não mais te acompanhe. Aonde fores, irei; onde repousares, ali repousarei!” (Rute 1:16b NVI)
Rute escolheu se colocar debaixo de Noemi. Ela se comprometeu com a visão e o propósito da sogra. Não é por acaso que Rute a obedece quando a sogra lhe dá instruções (Rt 3:5). Deus coloca líderes sobre nossa vida (sejam pais, pastores ou até líderes no serviço). Faz parte do caminho rumo à expansão ser fiel, honrar e se comprometer com a visão e o

propósito desses líderes.

3. COMPROMETA-SE COM O POVO DE DEUS.

“...O teu povo será o meu povo...” (Rute 1:16b NVI)

Não há como se comprometer com Deus sem se comprometer com o povo dele. Não há como se comprometer com Deus, e não se comprometer com a Igreja.
Se somos membros do Corpo de Cristo, como podemos não estar comprometidos uns com os outros.
A igreja é o corpo de Cristo. Ele é a cabeça do corpo e nós, em unidade, o corpo. Sempre dizemos isso, mas a Igreja não é um lugar para frequentar, mas sim uma família para pertencer!

E não deixemos de nos reunir como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar uns aos outros, sobretudo agora que vocês veem aproximar-se o Dia. (Hebreus 10:25 NVI)

 

4. COMPROMETA-SE COM DEUS.

“...e o teu Deus será o meu Deus!”. (Rute 1:16c NVI)

Comprometer-se com Deus é amar o que ele ama e obedecer aos seus mandamentos e direções.

“Jesus respondeu: ― Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. O meu Pai o amará, e nós viremos a ele e faremos nele morada.” (João 14:23 NVI)

Nada pode tomar o lugar e o espaço de Deus em sua vida! Escolha hoje comprometer-se inteiramente com Deus!

CONCLUSÃO

Quando honramos nosso compromisso com Deus alcançamos um favor especial Dele e encontramos Nele a redenção! Noemi é redimida da amargura para a alegria; Rute é redimida de ser estrangeira e passa a fazer parte do povo de Deus; Boaz é redimido de estar sozinho e passa a ter sua própria família; Belém é redimida da escassez para a abundância. Tudo nessa história fala em alto e bom som que Deus é um Deus Redentor. Rute é elevada a alturas incomensuráveis de privilégio, colocando-a na linhagem messiânica (Mt 1:5).

5 Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé; 6 Jessé gerou o rei Davi. (Mateus 1:5-6a NVI)


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


Mensagens Ver todo

O Poder da Intimidade
O Poder da Intimidade
As sete colunas da Sabedoria
As sete colunas da Sabedoria
O Caminho para a Expansão #7
O Caminho para a Expansão #7