O Passo da Perseverança #6

O Passo da Perseverança #6
Assista no Youtube
Ouça o Podcast

Estudos de Célula

NEEMIAS: O PASSO DA PERSEVERANÇA

(Série de Mensagens O Caminho para a Expansão – Mensagem 06)

“Estou executando uma grande obra e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar- me com vocês?”. (Neemias 6:3b NVI)

1. TENHA CONVICÇÃO DO SEU CHAMADO.

2 Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que haviam restado, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém. 3 Eles me responderam: ― Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e as suas portas foram destruídas pelo fogo. 4 Quando ouvi isso, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus. (Neemias 1:2-4 NVI)

Neemias era exilado durante o império persa. Ele tinha uma alta posição, vivia na fortaleza de Susã e servia como copeiro do rei Artaxerxes I, provavelmente sucessor de Xerxes [Asuero], o rei que se casara com Ester. Neemias estava em uma situação confortável. Mas ele se compadece da situação de Jerusalém e não apenas ora e jejua, mas decide fazer algo em relação a isso.

Você pode até dizer “eu não tenho um chamado”, mas: A sua visão se torna o seu chamado. Deus usa os disponíveis. Deus está a todo tempo chamando, qual está sendo a sua resposta? (Isaías 6:8)

• Faça seu trabalho com excelência: Neemias nunca havia estado triste perante o Rei (2:1)

• Seja leal às autoridades sobre sua vida: Neemias estava servindo ao rei e demonstra

honra e lealdade na sua fala (2:3)

• Seja sábio nas suas falas: Neemias desperta a atenção e consegue o favor do rei pela sabedoria. (2:3)

• Ore sempre: Antes de tomar qualquer decisão, pergunte a Deus, mesmo que seja “óbvia” a resposta. (2:4)

• Complete sua missão: Neemias sabia que não iria desfrutar dos “muros erguidos”. Neemias provavelmente morreu em Susã, mas ele completou sua missão e abençoou gerações. (2:6)

• Saiba o que fazer e como fazer: Neemias sabia o que fazer (reconstruir os muros), mas, antes de compartilhar a visão, ele inspecionou o muro por 3 dias para saber como fazer. (2:11-12)

• Inspire e encoraje outros à sua volta: Sua vida tem que inspirar outros a viverem um relacionamento com Deus (2:17-18)

• Reconheça o favor de Deus: Neemias reconhece que a obra só seria possível se houvesse graça e favor de Deus sobre o projeto. (2:18)

• Faça o que você tem para fazer com o que você tem em mãos: cada um fez uma parte do trabalho, com o que tinha em mãos. (3:28)
• Neemias fez tudo isso, porque tinha convicção da obra que Deus o havia direcionado a fazer! (2:12)

2. PERMANEÇA FIRME QUANDO VIEREM OPOSIÇÕES.

1 Quando Sambalate soube que estávamos reconstruindo o muro, ficou furioso. Ridicularizou os judeus 2 e, na presença dos seus compatriotas e dos poderosos de Samaria, disse: ― O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra em um só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas? (Neemias 4:1-2 NVI)

Quando Neemias decide reconstruir os muros de Jerusalém ele encontra muita oposição. Inimigos de todos os lados se levantam com as mais diversas ameaças e estratégias para tentar impedir o avanço da obra. Alguns se disfarçam de amigos, tentam se infiltrar e dão opiniões que parecem até sábias. A obra que Deus te deu para fazer é muito grande! Por isso não pare nem desista quando vierem as ameaças.

3. ESTEJA SEMPRE PREPARADO.

17 Aqueles que transportavam material faziam o trabalho com uma das mãos e com a outra seguravam uma arma. 18 Cada um dos construtores trazia na cintura uma espada enquanto trabalhava; comigo ficava um homem pronto para tocar a trombeta. (Neemias 4:17-18 NVI)

Após receber ameaça dos opositores, Neemias não parou a construção. O povo não sabia se ou quando o ataque iria acontecer. Talvez a decisão mais sábia após receber as ameaças fosse parar a obra por um tempo, esperar a “poeira abaixar”, para então continuar. Mas o povo continua, e agora com o escudo levantado e a espada sempre em mãos, preparado para batalhar a qualquer momento.

CONCLUSÃO

15 O muro ficou pronto no vigésimo quinto dia de elul, em cinquenta e dois dias. 16 Quando todos os nossos inimigos ouviram sobre isso, todas as nações vizinhas ficaram atemorizadas e com o orgulho ferido, pois perceberam que essa obra havia sido executada com a ajuda do nosso Deus. (Neemias 6:15-16 NVI)

Neemias perseverou, mesmo em meio à ameaças e dificuldades e, uma obra que poderia demorar meses, até anos, é finalizada em apenas 52 dias. Isso com certeza é graça e favor de Deus!

 

 

 



Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


Mensagens Ver todo

O Poder da Intimidade
O Poder da Intimidade
As sete colunas da Sabedoria
As sete colunas da Sabedoria
O Caminho para a Expansão #7
O Caminho para a Expansão #7