Mergulhando em um nível mais profundo |Bp. Marcelo Toschi
“1 No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. 2 Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. 3 E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”. 4 Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça. 5 Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! 6 Logo um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz. 7 Com ela tocou a minha boca e disse: “Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado”. 8 Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me! (Isaías 6.1-8 NVI)
Aqui o texto não se trata do chamado de Isaías, ele já exercia seu chamado.
Para mim fica claro que o texto fala de uma nova fase na vida de Isaías, o início de um nível mais profundo no seu relacionamento com Deus, um tempo onde ele vê o Senhor em seu alto e sublime trono!
QUEM FOI O REI UZIAS?
O rei Uzias foi um herói nacional. Depois de Davi, ninguém se destacou como general de conquistas. Ele pegou uma nação falida e trouxe uma revolução não apenas na agricultura, mas em várias áreas. (2 Crônicas 26:3-16)
1. UZIAS TEM QUE MORRER!
Se queremos ir para um nível mais profundo com Deus, se seus olhos desejam ver o Senhor dos Exércitos assim como Isaías, UZIAS TEM QUE MORRER!
Então, como podemos provocar o derramamento abundante do Espírito Santo?
Talvez você responda: “Pela oração”. É verdade, você acertou. Mas é preciso incluir algo antes da oração. Temos de resolver, antes de mais nada, o problema do pecado!
Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. (Isaías 59:2 NVI)
a. Como Uzias morre?
19 Uzias, que estava com um incensário na mão, pronto para queimar o incenso, irritou-se e indignou- se contra os sacerdotes; e na mesma hora, na presença deles, diante do altar de incenso no templo do Senhor, surgiu lepra em sua testa. 20 Quando o sumo sacerdote Azarias e todos os outros sacerdotes viram a lepra, expulsaram-no imediatamente do templo. Na verdade, ele mesmo ficou ansioso para sair, pois o Senhor o havia ferido. 21 O rei Uzias sofreu de lepra até o dia em que morreu. Durante todo esse tempo morou numa casa separada, leproso e excluído do templo do Senhor. Seu filho Jotão tomava conta do palácio e governava o povo. 2 Crônicas 26:16-21 (NVI)
b. Enquanto Uzias viver dentro de nós, iremos tratar as coisas de Deus de qualquer maneira.
12 Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o Senhor 13 nem cumpriam os deveres de sacerdotes para com o povo;... 2 Samuel 2:12-13a
c. Enquanto Uzias viver dentro de nós não iremos obedecer o Senhor em tudo.
11 E o Senhor disse a Samuel: "Vou realizar em Israel algo que fará tinir os ouvidos de todos os que ficarem sabendo. 12 Nessa ocasião executarei contra Eli tudo o que falei contra sua família, do começo ao fim. 13 Pois eu lhe disse que julgaria sua família para sempre, por causa do pecado dos seus filhos, do qual ele tinha consciência; seus filhos se fizeram desprezíveis, e ele não os puniu. (1 Samuel 3:11- 13 NVI)
d. Enquanto Uzias viver dentro de nós, iremos nos relacionar com Deus somente
por aquilo que Ele pode fazer e não pelo que Ele é!
O povo, depois de ter perdido a primeira batalha, resolveu trazer a arca do Senhor para a batalha. Eles estavam tratando Deus como um mero amuleto de sorte. E muitos hoje fazem a mesma coisa!
e. Enquanto Uzias viver dentro de nós, iremos deixar glória do Senhor ir embora!
21 Ela deu ao menino o nome de Icabode, e disse: “A glória se foi de Israel”, porque a arca fora tomada e porque o sogro e o marido haviam morrido. 22 E ainda acrescentou: “A glória se foi de Israel, pois a arca de Deus foi tomada”. 1 Samuel 4:19-22 (NVI)
2. DEVEMOS DESEJAR A DEUS ARDENTEMENTE E BUSCÁ-LO COM TODAS AS NOSSAS FORÇAS E INTENSIDADE!
Devemos ser como Davi! Um coração apaixonado por Deus, por aquilo que Ele é!
Davi manda buscar a arca na casa de Obede Edom, em Gate, mas não para vencer a batalha, ele já havia conquistado a cidade, ele a buscou para ficar perto da presença manifesta de Deus!
CONCLUSÃO:
Se você quer mergulhar em um nível mais profundo em seu relacionamento com Deus, se os seus olhos desejam ver o Senhor em sua glória e majestade, se quer viver um avivamento mais profundo a cada dia, ENTÃO:
UZIAS TEM QUE MORRER E VOCÊ PRECISA BUSCAR O SENHOR ARDENTEMENTE, E DE TODO CORAÇÃO!
Deixe um comentário