Discipulado #5 - A Cruz de Cristo | Pr. Diego Barbosa

Discipulado #5 -  A Cruz de Cristo | Pr. Diego Barbosa

Discipulado #5
A Cruz de Cristo

Estudos do discipulado

-----------------------------------------------------------------------------------------

Texto base:

DISCIPULADO - PÁGINA 1

Agora, porém, ele os reconciliou consigo por meio da morte do Filho no corpo físico. Como resultado, vocês podem se apresentar diante dele santos, sem culpa e livres de qualquer acusação. (Colossenses 1:22 NVT)

Entenda mais:

Quando falamos de obra da Cruz, não estamos apenas relembrando um evento histórico de tortura e morte. Na cruz encontramos o maior ato de amor já demonstrado: uma obra salvadora, redentora e justificadora. Jesus, ali, realizou algo completo, eterno e transformador — reconciliando-nos com Deus e mudando nossa história para sempre.

1. Cruz: Símbolo de amor, libertação e paz.

O que vemos quando olhamos para a cruz? Poderia ser apenas um símbolo de sofrimento e tortura, mas para nós é muito mais. É o lugar onde o amor de Deus encontrou nossa maior necessidade.

O pecado era como um vírus mortal em nossa vida, nos separando de Deus. Mas Jesus, em seu amor infinito, entregou sua vida por nós, quebrando o poder desse vírus!

Pergunte:

“Não é o que você sente que irá salvá-lo, mas o que Jesus sentiu”. C. H. Spurgeon.

Como a cruz tem transformado sua vida diária? De que maneiras você experimenta a paz que vem desse sacrifício?

"Assim, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" (2 Coríntios 5:17)

2. A Salvação prometida.

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6)

Deus não improvisou a salvação! Desde o início, no Éden, Ele já tinha um plano. No Antigo Testamento, encontramos muitas promessas sobre o Salvador que viria. (Gênesis 3:15; Isaías 9:6; Salmo 2:7-9; Salmo 22:18; Salmo 110:1; Isaías 7:14; Jeremias 23:5-6; ...)

“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.” (Isaías 53:4-5 NVI)

Pergunte:

Imagine como seria ouvir essa promessa séculos antes de Jesus nascer! Isso mostra que Deus não se esquece e Ele sempre cumpre aquilo que promete!

Há promessas de Deus para sua vida que parecem estar distantes de se cumprirem? Como o cumprimento da salvação em Cristo pode renovar sua confiança?

3. A graça oferecida a todos.

A boa notícia é que esta salvação está disponível para todos! Não precisamos pagar por ela - Jesus já pagou o preço completo com sua vida. Estaríamos perdidos se Ele não viesse nos socorrer.

O castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele. Os nossos “Pecados foram cravados na cruz.”

"Porque pela graça vocês são salvos, por meio da fé; e isso não vem de vocês, é dom de Deus." Efésios 2:8 (NAA).

É como se alguém pagasse uma dívida enorme que você nunca poderia quitar. Tudo o que você precisa fazer é receber esse presente incrível!

Você já recebeu esse presente da salvação?

Pergunte:

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Romanos 10:9-10 NVI

4. Redenção: Restaurando nossa vida.

A palavra "redenção" pode parecer complicada, mas é um conceito lindo! Significa "comprar de volta" ou "libertar pagando um preço". No mundo antigo, quando alguém estava preso como escravo, era possível pagar um resgate para libertá-lo. É exatamente isso que Jesus fez por nós! Estávamos presos ao pecado, não tínhamos como escapar por nós mesmos. Mas Jesus pagou o preço da nossa liberdade com seu próprio sangue, e nos ofereceu uma nova vida.

"Nele temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça." Efésios 1:7 (NAA).

Pergunte:

Você se vê como alguém verdadeiramente livre ou ainda preso ao passado?

5. Justificação: Declarados justos.

“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”. Romanos 3:23-24 (NVI)

Quando cometemos um erro, geralmente sentimos culpa e vergonha. Mas através da justificação, Deus faz algo incrível: Ele nos declara "não culpados"! É como se estivéssemos num tribunal celestial. Somos culpados, mas Jesus entra e diz: "Eu já paguei por isso. Eles estão livres!" E o juiz (Deus) bate o martelo e declara: "Justificados!"

Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21 NVI
Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Romanos 8:33

A justificação é um ato de Deus, uma declaração legal que perdoa os pecados do pecador. Ela se dá pela fé, ou seja, é um presente gratuito de Deus. E ela é instantânea e completa no momento que a pessoa crê em Jesus.

...sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado. Gálatas 2:16 NVI

Pergunte:

Como você pode viver com liberdade e gratidão sabendo que já foi justificado pela fé?

Conclusão:

O que aconteceu na cruz não foi apenas um evento histórico - foi um ato de amor eterno que continua transformando vidas hoje! Salvação, redenção e justificação não são apenas palavras teológicas, mas realidades que podemos experimentar diariamente.

Quando acordamos preocupados com o futuro, lembramos: somos salvos! Quando nos sentimos presos a velhos hábitos, lembramos: somos redimidos! Quando a culpa tenta nos dominar, lembramos: somos justificados!

Como você pode aplicar o que aprendeu nesta semana em sua rotina, suas decisões e seus relacionamentos?

Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18 NAA)


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.