A Oração que muda a História | Bp. Marcelo Toschi
A Oração que Muda a História
Texto base:
1. A obediência ativa o poder para mudar a história.
“Disse Moisés ao Senhor: “Tu me ordenaste: (Êxodo 33:12 NVI)
Deus dá direções e ordens específicas a Moisés, principalmente em relação ao futuro do povo de Israel. A obediência sem reservas aos direcionamentos de Deus revela onde nosso coração está. Andamos para o nosso futuro na velocidade da nossa obediência.
Quais as direções que Deus tem te dado? Quais as ordenanças que você precisa obedecer?
2. O argumento que move o coração de Deus baseia-se nele e não em nós.
Êxodo 33:12-22 NVI
Receber o cumprimento de promessas divinas não comprova a fidelidade de quem recebe, mas sim a de Deus, que a cumpre!
Vamos aprender alguns princípios para uma vida de oração eficaz com base na experiência de Moisés:
12 ...disseste: ‘Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado’. 13 Se me vês com agrado, revela- me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo”. (Êxodo 33:12b-13 NVI)
Muitas vezes, queremos fazer barganhas e trocas com Deus para receber uma bênção ou alcançar um objetivo. O que move o coração de Deus é sua glória, sua fidelidade.
Quais argumentos você tem apresentado para Deus em suas orações?
3. O alvo da oração deve ser o propósito e o conhecimento de Deus.
13 Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo”. (Êxodo 33:13-22 NVI)
Moisés ora pedindo para Deus lhe revelar seus propósitos. O desejo dele era conhecer mais a Deus. Você já orou perguntando para Deus: Quais o propósito dele para você?
4. O propósito das promessas é o relacionamento entre Deus e o povo.
15 Então Moisés lhe declarou: “Se não fores conosco, não nos envies. 16 Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra?” (Êxodo 33:15-26 NVI)
Moisés descobriu que não há nada mais significativo que a presença de Deus. Deus não atendeu Moisés por ele ser mais benquisto ou ter uma melhor argumentação, mas por causa dos seus valores!
Como está seu relacionamento com Deus?
5. O efeito da intimidade com Deus é a revelação da sua glória.
19 E Deus respondeu: “Diante de você farei passar toda a minha bondade e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”... 21 E prosseguiu o Senhor: “Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará, em cima de uma rocha. 22 Quando a minha glória passar, eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar.” (Êxodo 33:19, 21-22 NVI)
Pergunte:
Paulo diz em Romanos 8:19 que a criação aguarda que os filhos de Deus sejam revelados, porque quando temos intimidade com Deus revelamos sua presença e sua glória, e transformamos a atmosfera e o ambiente em que estamos inseridos.
A glória de Deus está sendo manifestada através da sua vida?
Conclusão
A "vida de oração" de Moisés transforma sua maior crise de fé em sua mais significativa experiência espiritual! Deus quer te levantar hoje! Sua vida de oração pode mudar a história!
Deixe um comentário