A Leveza da Entrega| Pr. Fabrício Eduardo
A Leveza da Entrega
Texto base:
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11: 28-30 NVI)
Muitos aqui devem ter nascido no tradicionalismo. No tradicionalismo, fazemos porque temos que fazer, não generalizando, mas, até por não focar no poder do Espírito, muitos acabam por entrar sempre no automático. Tradicionalismo é uma doença, um espírito maligno!
Quando olhamos para os fariseus, no novo testamento, vemos que eles até que surgiram com uma boa intenção, que era de preservar a lei e os ensinamentos de Moisés, mas eles acabaram colocando um peso demasiado sobre si mesmos e, principalmente, sobre o povo.
O próprio Jesus fala que estavam firmes nas regras, mas o coração totalmente distantes de Deus.
Para que seja leve, entenda que:
1. Deus nunca coloca peso sobre nós.
“Não foi para mim que você trouxe ovelhas para holocaustos, nem foi a mim que você honrou com seus sacrifícios. Não o sobrecarreguei com ofertas de cereal, nem o deixei exausto com exigências de incenso. Você não me comprou nenhuma cana aromática, nem me saciou com a gordura de seus sacrifícios. Mas você me sobrecarregou com seus pecados e me deixou exausto com suas ofensas.” (Isaías 43:23-24 NVI) Deus não coloca peso sobre nós. A realidade é que nós mesmos, em nossos erros, é que deixamos tudo pesado, seja por não saber lidar com nosso tempo, seja pelo nosso pecado. Tudo
sempre foi sobre o coração.
O servir faz parte da vida cristã, fomos criados para isso. Deus nunca nos pediu para parar.
Pergunte:
O que está sendo um peso pra você hoje?
2. Dependa de Deus, e não de si mesmo.
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2:20 NVI) A partir do momento que entregou sua vida a Jesus, suas decisões já não são suas; é preciso se entregar 100% para Ele. Ele requer isso de cada um de nós. Deixe sua agenda diária no
controle do Pai.
Quando crianças, aprendemos a independência de nossos pais, mas na vida cristã é o inverso!
Pergunte:
Você está dependendo de Deus?
3. Descanse na hora certa.
“Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros nem com aqueles que maquinam o mal.” (Salmos 37:3-7 NVI)
Na Criação, o Senhor “descansou". Não é algo somente físico, mas espiritual e emocional. Ele fez para nos dar o exemplo, pois o Senhor não precisa descansar.O descanso do Senhor foi no
momento exato, pois durante os 6 primeiros dias, ele trabalhou, e trabalhou muito.
Pergunte:
Você está cansado?
4.Peça ajuda.
“É melhor serem dois do que um, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se caírem, um levantará o outro. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o levante! “ (Eclesiastes 4:9-10 NVI) Como igreja, precisamos aprender que precisamos de Deus, mas precisamos também das pessoas. Precisamos de ajuda. Igreja é isso! Não teria sentido fazer parte de um corpo onde somos ajudados, mas não ajudamos. Por isso a importância de estar envolvido em uma célula. Pedir e receber ajuda pode fazer toda a diferença em momentos cruciais.
Pergunte:
Por que você quer caminhar sozinho?
5.Não deixe a chama apagar.
“Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.” (Zacarias 4:6 NVI)
É somente pelo Espírito que conseguiremos nos manter firmes, sem desanimar. O cansaço vai chegar, é normal. Mas com o Espírito Santo, ou melhor, SOMENTE com Ele, conseguimos nos
manter firmes e sem desanimar.
Pergunte:
Como está a chama do Espírito Santo em sua vida: acesa ou apagada?
Conclusão.
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
(Mateus 11:28-30 NVI)
Deixe Jesus levar hoje o fardo pesado que você carrega!
Deixe um comentário